O grupo Mão Amiga recebeu no último sábado, 11 de novembro, o Projeto Gênero Raça e Diversidade Sexual desenvolvido pelo curso de extensão da UESB, em parceria com o ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas-. O projeto traz o tema “Inclusão uma Questão de Humanização Inclusão uma Questão de Humanização”.
Na oportunidade os integrantes do “Mão Amiga” e outras pessoas da comunidade ipiauense, participaram de uma programação que envolveu rodas de conversa, projeção de filme palestras e dinâmicas, tendo como foco o tema em pauta e seus desdobramentos.
Discutiu-se os danos provocados pela homofobia e a importância da inclusão enquanto uma ferramenta de humanização e agente de mudança social. Monica Souza coordenadora do “Mão Amiga” avaliou o momento como “enriquecedor de saberes para todos os envolvidos”.
O ODERE tem se tornado um espaço de produção do conhecimento acerca das relações étnicas e, mais recentemente, sobre Gêneros e Diversidade sexual. O órgão foi fundado em em 2005 e funciona no espaço do antigo Colégio Dom Climério no Bairro do Pau-Ferro, no município de Jequié .(Giro/José Américo Castro).