O boletim mensal do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema-BA) aponta que, em novembro de 2023, a maior parte do Litoral Sul do estado acumulou 100 milímetros de chuvas (Figura b), equivalente a 100 litros por metro quadrado. A média histórica do mês na região, estabelecida de 1991 a 2020, é de 200 milímetros (Figura a).
Com isso, o sul do estado registra uma anomalia de precipitação (Figura c) 100 milímetros (50%) abaixo da média de novembro, considerando o período de 1991 a 2020. Consequência do fenômeno climático El Niño em todo o Nordeste do Brasil, a diminuição dos índices pluviométricos já era prevista, pelo menos, desde o primeiro semestre de 2023.
De acordo com o boletim do Inema, historicamente, os maiores acumulados de chuva ao longo de novembro ocorrem no centro-sul e oeste da Bahia, principalmente no litoral sul e extremo-oeste. No entanto, neste ano, as chuvas volumosas foram registradas em uma faixa estreita do norte baiano e em uma área isolada da Chapada Diamantina.
“Esta condição constata um déficit de chuvas neste mês [novembro] que abrangeu praticamente todo o Estado, com exceção do extremo-norte, onde se verificou uma condição de chuva dentro da categoria normal a acima da média (Figura c)”, conclui o órgão ambiental. *Com informações do Blog do Pimenta