Neste final de semana, enquanto o calor castiga Ipiaú e região, os residentes do Bairro Santa Rita enfrentaram mais uma vez problemas no abastecimento de água potável, fornecida pela Embasa. A situação novamente gerou insatisfação e reclamações dos moradores, que relataram ficar sem água por vários dias consecutivos.
Um morador, indignado com a recorrência do problema, enviou uma mensagem ao GIRO por meio de um aplicativo de conversas, expressando sua frustração: “Eu quero saber o que acontece na Embasa, porque é uma empresa que não está nem aí para os moradores que pagam seus talões de água em dia. O Bairro Santa Rita está a mais de cinco dias sem água, e a Embasa não se pronuncia em nenhum momento. Isso já está virando rotina. Na hora deles cobrar, eles são ligeiros, mas na hora de solucionar problema, eles somem. Falta de respeito com os moradores do Bairro Santa Rita.”
Diante das reclamações, a equipe do GIRO procurou esclarecimentos junto ao diretor local da Embasa, Uallace Oliveira. Segundo Oliveira, a interrupção no fornecimento de água foi causada por um problema elétrico no booster, equipamento responsável por impulsionar a água na rede. O diretor assegurou que a situação foi prontamente identificada e solucionada por volta das 22h de domingo, resultando na retomada do abastecimento que deve ser normalizado nas próximas horas.
Apesar da explicação da Embasa sobre o motivo da interrupção e da resolução do problema, os moradores ainda expressam sua preocupação com a frequência dessas ocorrências e a falta de comunicação eficaz por parte da empresa. Além disso, a demora na resolução dos problemas de abastecimento tem gerado desconforto e prejudicado as atividades cotidianas dos residentes do Bairro Santa Rita. Eles também cobram providências das autoridades competentes. (Giro Ipiaú)