A área de preservação ambiental situada ao lado do Parque de Exposições José Thiara e à margem esquerda do Rio das Contas foi ocupada por populares supostamente ligados ao Movimento Sem Teto. Cerca de 20 barracos e uma casa de alvenaria já foram erguidos no local, junto ao extenso bambuzal que segundo os ambientalistas é muito importante para a contenção da erosão e do assoreamento de cursos de água, além de servir à recomposição de matas ciliares.
O Sindicado Rural, a Prefeitura Municipal de Ipiaú e o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos),já tem conhecimento do fato e podem adotar as providencias necessárias. A questão também envolve o aspecto social de famílias que lutam pelo direito de ter acesso a um lar para viver em paz, com dignidade e saúde física e mental.
A ocupação teve inicio há cerca de três meses e foi avançando gradualmente. Iniciou com a demarcação dos espaços para os barracos que foram erguidos com tapumes, costaneiras de cascas de madeiras, lonas e outros materiais. Novos barracos estão sendo levantados, indicando assim a ampliação do conglomerado. Outras casas de alvenaria poderão ser construídas no local.
Em Ipiaú verifica-se um grande numero de submoradias, fato que desafia o Poder Publico à realização de uma política eficaz de habitação destinada à população carente e um novo Plano Diretor Urbano. (Giro / José Américo Castro)