Um incêndio de proporção considerável irrompeu , no inicio da noite de sexta-feira, 29, em uma área do entorno da Fazenda Estação Ecológica Rio das Contas, administrada pelo Grupo Ecológico PAPAMEL. A propriedade localiza-se a 5 Km do centro de Ipiaú, sentido Barra do Rocha. O acesso até o local em chamas se estende por 01 Km em estrada vicinal e tem baixíssima disponibilidade de água, em decorrência da estiagem prolongada.
As pessoas que moram na região atingida não têm experiência com a situação e nem dispõe de equipamentos adequados. Daí o ambientalista Emidio Neto ter feito um apelo para que a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, prepostos da Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além de voluntários se mobilizem no intuito de prestar socorro à situação.
O incêndio teve inicio na divisa das propriedades Amor de Mãe, Tenente e Sitio Tramela, avançando para as áreas da Fazenda São José, Carine e Estação Ecológica Rio das Contas. Devido ao calor intenso e ventos fortes, as chamas já alcançaram a mata e continuam em direção às fazendas do médico Leôncio Campos e dos senhores Raimundo e Manoel Luz.
Avisado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Poleandro Silva, o sub-grupamento do Corpo de Bombeiros, enviou na manhã deste sábado, 30, uma guarnição até o local do sinistro, munida de abafadores e bomba d’água costal. Até o final da tarde desse sábado, os bombeiros militares continuavam na área fazendo o possível para conter as chamas.
Junto com alguns moradores da região os bombeiros conseguiram evitar que as chamas atingissem residências, mas a ação não foi suficiente para evitar o avanço até o remanescente de Mata Atlântica, pródigo em biodiversidade.
Na fauna local observa-se espécies como o tatu, capivara, teiú, tamanduá-mirim, dentre outros animais. A reserva ecológica costuma ser frequentada por caçadores clandestinos . Suspeita-se que o incêndio tenha sido originado pela ação criminosa de um deles. (Giro/José Américo Castro).