A situação de Antônio Santos Macedo, residente na Rua Matheus Vagner, no Bairro Euclides Neto, em Ipiaú, reflete os desafios enfrentados por alguns moradores que necessitam de cuidados médicos especiais. Aos 80 anos e acometido por diversas enfermidades, Antônio encontra-se acamado, enfrentando dores constantes.
Segundo sua filha, Aline Ribeiro, a busca por atendimento médico adequado tem sido uma verdadeira odisseia. Após cada visita ao Hospital Geral de Ipiaú, os profissionais de saúde realizam o atendimento, mas liberam o paciente para casa, orientando que seja acompanhado pelos profissionais do posto de saúde local. No entanto, Aline relata que, no posto, tem enfrentado dificuldades para garantir esse acompanhamento tão necessário.
Um agravante à situação é a interdição da rua onde reside para o tráfego de veículos. Antônio depende de ambulâncias para ser levado ao hospital, e cada deslocamento torna-se uma verdadeira operação logística. Ele precisa ser levado em uma maca até o ponto alto da rua para ser encaminhado pela ambulância, tornando o processo mais demorado e desconfortável.
Secretaria de Saúde
Diante desses desafios, nossa reportagem buscou esclarecimentos junto às autoridades responsáveis. A secretária de saúde, Laryssa Dias, informou que iria verificar a situação e solicitar a visita urgente de uma enfermeira à casa de Antônio, prática adotada nas unidades de saúde do município e que visa garantir o acompanhamento necessário aos pacientes que enfrentam dificuldades de locomoção. Laryssa informou que já alinhou com a sua equipe o atendimento médico necessário para o idoso em sua residência.
Hospital Geral de Ipiaú
Em resposta ao GIRO, o diretor do Hospital Geral de Ipiaú, Daniel Dias, comentou: “Informo que o paciente Antônio Santos Macedo se mostrou estável, com múltiplas comorbidades, necessitando de acompanhamento ambulatorial de perto com o PSF, pois no momento não apresentava quadro de urgência a ser estabilizado em ambiente hospitalar. Realizou exames laboratoriais, ECG e ultrassonografia na unidade e segundo alta médica é um paciente hemodinamicamente estável sem alterações nos sinais vitais. Mas qualquer alteração do quadro recomendo que dê novamente entrada na emergência.”
Secretaria de Infraestrutura
Já o secretário interino de Infraestrutura, Railan Dias, esclareceu que a obra na Rua Matheus Vagner está em execução para melhorar as questões de mobilidade na região. “Trata-se de uma obra complexa, com drenagem profunda, e estamos empenhados em concluí-la o mais rápido possível. A fiscalização vem realizando acompanhamento e fazendo notificações quando necessário”, destacou Railan.
— Giro Ipiaú (@Giroemipiau) January 15, 2024