Um indígena de 43 anos foi encontrado morto na Aldeia de Barra velha, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, nesta terça-feira (16). De acordo com a Polícia Civil da cidade, o crime aconteceu na noite de segunda-feira (15).Até esta terça-feira, ninguém foi preso pelo crime. A vítima foi identificada como Roberto Braz Ferreira. Segundo as investigações, ele foi atingido com golpes de machado.
Ainda não há informações sobre a motivação, nem sobre a autoria do crime. O corpo do indígena foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis, cidade que fica a 65 km de Porto Seguro. Em dezembro de 2023, o cacique de uma aldeia Pataxó Hã-Hã-Hãe foi assassinado a tiros na estrada de Pau Brasil, no município de Itajú do Colônia, no sul da Bahia.
Em nota publicada nas redes sociais, representantes da Aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu disseram que a vítima, Lucas Santos de Oliveira, foi alvo de emboscada por pistoleiros. Além do cacique Lucas, pelo menos outros seis indígenas foram mortos no sul e extremo sul da Bahia entre março de 2022 e janeiro de 2023. Entre as vítimas, estavam dois adolescentes de 14 e 17 anos e um jovem de 25. *Com informações do G1