A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu na noite deste domingo, 28, um comunicado urgente informando à população do Município de Ipiaú sobre a atual situação crítica no abastecimento de água. De acordo com a nota divulgada, o problema está relacionado à captação de água, comprometida devido à chegada brusca de vegetação carreada pelas fortes chuvas.
A chegada inesperada de material vegetal, especialmente baronesas, nas instalações de captação de água da Embasa, no Rio de Contas, resultou em uma interrupção significativa no fornecimento de água potável à cidade. Técnicos da empresa estão em regime de plantão, aguardando a regularização da situação para iniciar os procedimentos de retomada gradativa do abastecimento de água no Município, informa a Embasa.
Esta não é a primeira vez que a cidade enfrenta dificuldades desse tipo. Em dezembro de 2022, uma situação semelhante deixou Ipiaú sem água potável por quase oito dias. Na ocasião, a Embasa teve que recorrer ao apoio de carros-pipas para suprir as necessidades de casas e estabelecimentos comerciais na cidade.
A empresa destaca que está trabalhando incansavelmente para resolver a situação o mais rápido possível. Enquanto aguarda a normalização completa do abastecimento, a Embasa faz um apelo à comunidade para adotar medidas de uso econômico da água disponível nos reservatórios domiciliares. (Giro Ipiaú)