A Câmara Municipal de Ipiaú aprovou, em sessão ordinária realizada na noite da última terça-feira, 26, o Projeto de Lei nº 04/2024, da autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação com encargos de um imóvel de propriedade do município à Associação e Projeto Mão Amiga.
O imóvel a ser doado localiza-se na Praça Amâncio Felix, prédio da antiga Escola Silvino Lima, e se destina a sediar a entidade que atua em defesa dos direitos sociais e tem como finalidade a prestação de uma serie de serviços nas áreas da saúde, educação, cultura e assistência social.
Ao justificar o projeto, a prefeita Maria das Graças, disse que desde a sua fundação, em 2016, a Associação Projeto Mão Amiga vem desenvolvendo vitais ações para o fortalecimento dos laços comunitários, amparo aos mais vulneráveis e o desenvolvimento integral da população.
Na mensagem aos vereadores a prefeita destacou que o trabalho do Mão Amiga “tem sido um farol de esperança e acolhimento em meio às adversidades que muitos concidadãos enfrentam e por isso a concessão do imóvel não apenas reconhece e valoriza o trabalho desempenhado por essa entidade, mas também representa um investimento no bem-estar e no futuro da comunidade.
O presidente da Câmara, vereador Robson Moreira, disse ser totalmente a favor da doação e expressou sua alegria em participar dessa sessão em que se fez um justiça social forte, pois grandiosa tem sido tem sido a ação beneficente do “Mão Amiga”. Também falou da certeza que o imóvel doado será bem utilizado em favor da comunidade.
Mônica Souza, coordenadora do Projeto Mão Amiga, ocupou a Tribuna Livre para explanar a respeito da trajetória histórica da entidade e ilustrou sua fala com o poema “Das Pedras”, de Cora Coralina que diz das dificuldades encontradas e vitorias obtidas. “Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim. Levantei uma escada muito alta e no alto subi”.
O verso traduz a trajetória da missão da entidade que se mostra cada vez mais bem sucedida e expansiva. O Projeto Mão Amiga estende são ação voluntária a outros municípios da região.
Da relação dos serviços oferecidos consta, psicopedagogia, psicologia, psicanálise, fisioterapia, massoterapia, auriculoterapia e outras especialidades na área da saúde, além de aulas de informática, musica, bordados, culinária, artesanato e muitas outras técnicas de formação profissional.
Com auxilio de pessoas de boa vontade, dentre os quais o vereador Orlando Santos, a entidade paga um aluguel de R$350,00 para manter sua atual sede na Avenida Contorno. A doação do imóvel do município vem excluir essa despesa e possibilitar que mais serviços sejam ofertado à comunidade. (José Américo Castro/Ascom-Câmara Municipal de Ipiaú)