A câmera de um carro registrou o momento logo em seguida do acidente com o ônibus da empresa RM Viagens e Turismo na BR-101, em Teixeira de Freitas. O veículo saiu do Rio de Janeiro em direção a Porto Seguro. As imagens mostram o ônibus seguindo um pouco distante do carro, mas logo depois se afasta com mais rapidez.
Uma van passa no sentido contrário e, em seguida, o carro consegue alcançar o ônibus, que já está tombado na lateral da pista. É possível ver bastante barro. Esse vídeo é o que embasa o delegado titular da 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas, Moisés Damasceno, a contestar a versão do motorista sobre ter desviado de outro veículo.
“O vídeo é bem claro. Uma pessoa que vinha logo atrás e a poucos metros do ônibus e, apesar da velocidade que ele desenvolvia, não conseguia alcançar o ônibus. E, mais a frente, ele passou por uma van, que vinha em sentido contrário, e fica bem claro que no momento que aconteceu o acidente o ônibus não vinha passando ou se encontrou com nenhum veículo realizando ultrapassagem, que é a versão do motorista. Então, isso vai para o inquérito policial e esse vídeo vai ser muito importante para esclarecer as circunstâncias do fato como se deram e como de fato aconteceu”, afirmou o delegado Moisés Damasceno.
No registro da imagem, o carro trafegava a mais de 100 km/h, mas não conseguia se aproximar do ônibus. Em depoimento à polícia, o motorista do ônibus Carlos Alberto da Silva afirmou que desviou de um caminhão. “Um carro vinha ultrapassando o outro, ou um caminhão, não deu para ver. Foi muito rápido. Então, eu tentei tirar dele para não bater de frente com um carro menor. E no acostamento tinha muito coco, […] ao frear e tentar sair, o ônibus escorregou a dianteira e foi onde ele caiu na vala. Hoje, fim de carreira, me acontece uma tragédia dessa”, disse ele, visivelmente abalado, em entrevista à TV Santa Cruz. *Com informações do Correio 24 horas