A comunidade católica de Ipiaú celebra mais uma edição da festa em louvor à São José Operário, padroeiro do Bairro Euclides Neto e adjacências. O evento religioso teve inicio no último dia 22 de abril, com a abertura do novenário, e prossegue até esta quarta-feira, 1º de Maio, quando acontece a Alvorada Festiva, a Missa Solene, às 10 horas, celebrada pelo Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, a Benção ao Santissimo Sacramento e a tradicional procissão que conduzirá, a partir das 16:30, o andor do padroeiro pelas principais ruas do bairro.
“A Fé que Professamos e Celebramos nos Sinais Sacramentais” é o tema central dos festejos que além do lado eminentemente religioso também apresenta uma programação cultural, envolvendo shows musicais, atividades recreativas com crianças da paroquia, apresentação do bumba-meu-boi pelo grupo da Melhor Idade.
Nesta terça-feira, 30, o espetáculo ficará a cargo do Ministério Agape, grupo católico dedicado à evangelização através da música. Na Praça em frente à Igreja de São José Operário foram instaladas a barraca com o nome do padroeiro, um bazar e a feira do trabalhador.
Cada noite do novenário conta com a pregação de lideranças religiosas convidadas. Na primeira noite o pregador foi o Bispo Diocesano de Jequié, Dom Paulo Romeu Dantas. Os demais pregadores foram os padres Othon Sacramento (Paróquia Santa Maria Goretti-Itagibá); Roberto Oliveira (Catedral de Santo Antônio-Jequié); Romenic Pereira (Paróquia de São José-Ibirataia); Thiago( Paroquia de Nossa Senhora da Conceição-Ibirataia); Evandro Almeida; Marcio Luciano (Paróquia de Nossa Senhora Aparecida-Ilhéus) e Edson Hagge Leandro (Catedral de São Jorge-Ilhéus), além do Diácono Ítalo Santana , da Diocese de Itabuna.
Em cada noite do novenário os fieis fizeram doações que serão encaminhadas para atender as necessidades materiais de pessoas carentes assistidas pelas pastorais da paróquia. Toda a oferta a ser obtida no dia da festa (1º de Maio) será destinada à reforma e pintura interna da Igreja Matriz.
A Paróquia de São José Operário foi criada em 11 de dezembro de 1991, por Dom Valfredo Tepe, então Bispo de Ilhéus. O primeiro pároco foi o padre Adauto. O atual é o padre Bruno.
Quando criada, a Paróquia era sediada por uma pequena igreja, depois substituída pelo atual templo de moderna linha arquitetônica, inaugurado em 2004 pelo bispo Dom Mauro Montagnoli, no pastoreio do Pe. Neilton Magalhães.
A arquiteta da nova igreja foi Denize Teixeira, filha do ex-prefeito e escritor Euclides Neto que foi homenageado com o nome do bairro onde está localizada a paróquia formada por seis comunidades: a Matriz São José Operário, a comunidade N. Sra. Aparecida, a comunidade Senhora Sant’Ana, a comunidade São João Batista, a comunidade Santa Luzia e a comunidade Sagrado Coração de Jesus. (Giro/José Américo Castro).