O bairro Santa Rita, localizado em Ipiaú, enfrenta novamente graves problemas de abastecimento de água, gerando revolta e transtornos significativos entre os moradores. Conforme relatos recebidos via WhatsApp por nossa redação nesta quarta-feira, 1º de Maio, a comunidade está sem receber água desde a última segunda-feira, enquanto em outras áreas do bairro, a situação se agrava desde o último sábado.
A situação crítica afeta a rotina diária dos residentes, que se veem obrigados a buscar alternativas para suprir essa necessidade básica. “Tenho criança pequena em casa e pra não ficar sem água estou indo buscar de moto em outro bairro”, desabafa um morador da Rua Idaízio Galvão.
Os habitantes do Bairro Santa Rita relatam que a irregularidade no abastecimento de água é um problema recorrente, afirmando raramente contar com um fornecimento estável durante uma semana completa. Essa constância nas interrupções coloca em xeque a eficiência dos serviços prestados pela Embasa e levanta questionamentos sobre a infraestrutura hídrica da localidade.
Na manhã desta quinta-feira, a Embasa, através de sua assessoria de comunicação enviou uma nota ao GIRO, informando que um vazamento não aparente estava reduzindo a pressão na rede distribuidora e desabastecendo áreas mais elevadas do bairro. O ponto de vazamento foi identificado na quarta-feira (01/05) e o reparo da tubulação foi iniciado na manhã de hoje (02/05).
A Embasa informa ainda que para a execução do serviço, foi preciso interromper o abastecimento nessa área. O término da manutenção está previsto para o início da tarde desta quinta, quando será iniciada a retomada gradativa da distribuição de água no Santa Rita. “Como o retorno se dá aos poucos, aconselhamos que os moradores do bairro façam o uso econômico da água disponível no domicílio até a regularização do abastecimento”, informa a Embasa.