No primeiro trimestre de 2023, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou dados importantes sobre a vacinação contra a Covid-19 na Bahia. De acordo com a pesquisa, a grande maioria dos cidadãos baianos com cinco anos ou mais (94,5%) recebeu ao menos uma dose da vacina. No entanto, apenas pouco mais da metade (52,9%) completou todas as doses recomendadas.
Os dados mostram um quadro preocupante: 44,7% da população baiana a partir de cinco anos de idade tinha o esquema vacinal incompleto, representando 5,924 milhões de pessoas. Este percentual é superior à média nacional, que está em 38,6%, colocando a Bahia na 10ª posição entre os estados brasileiros com maior proporção de cidadãos com vacinação incompleta, três anos após o início da pandemia e dois anos após o começo da campanha de vacinação.
Os estados com as piores taxas de vacinação incompleta foram Roraima (61,2%), Pará (60,3%) e Maranhão (58,2%). Em contraste, os estados com os melhores desempenhos em termos de esquema vacinal completo foram Amapá (28,3%), Pernambuco (28,4%) e Distrito Federal (31,0%).