Aos 69 anos faleceu na manhã deste domingo, 26 de maio, o empresário rural e ex-vereador Vicente Mesquita Martins. O óbito decorreu de um infarto do miocárdio. Ele era natural e Jequié e deixa a esposa Solange e três filhos: Olivia, Elise e Vicente Martins Filho. O corpo será velado na Loja maçônica Fraternidade Rionovense e sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira, 27.
Filho do médico e empresário Nestor Mesquita Martins e de dona Maria Mesquita, Vicente morava na Rua Silva Jardim, e era membro da Igreja Casa de Sião. Era muito comunicativo e tinha um grande amor por Ipiaú, onde morou desde criança.
Seu pai foi considerado o maior plantador de cacau hibrido do mundo e foi fundador da primeira unidade hospitalar de Ipiaú, a Casa de Saúde São José. Isabel Cristina, Joana Angélica e Nestor Mesquita Filho (já falecido) são outros descendentes diretos de Dr. Mesquita e dona Maria.
Impulsionado pelo espírito público, Vicente Mesquita candidatou-se a vereador em 1988. Foi eleito pelo PMDB e formou a bancada oposicionista ao prefeito Miguel Coutinho, na legislatura 1989-1992.
Além dele a bancada majoritária contava com os vereadores Jaldo Brandão, João Manga, Genivaldo Lins, Laudelino da Silva, Dadai de Córrego de Pedras, Luis Paulista, Vera Andrade, José Carlos Almeida e Euclides Teixeira Sobrinho (Baleia). Vicente Mesquita era conhecido por seu estilo atuante e combativo. Concorreu em outras eleições, mas não obteve êxito. (Giro/José Américo Castro)