O cavalo com uma ferida significativa em uma das patas abandonado na estrada da região Água Branquinha, no município de Ipiaú, conforme divulgamos em matéria aqui no GIRO, foi resgatado pela Comitiva Cavalo Domado, que prontamente acionou a veterinária Vanessa Fonseca, da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Município.
De acordo com Vanessa, o cavalo apresenta uma lesão crônica na pata, que provavelmente se originou de um corte. “Ele foi medicado e fizemos algumas orientações ao pessoal que ficará cuidando do animal. No entanto, ele precisará de um procedimento cirúrgico para a retirada do tecido necrosado”, explicou a veterinária que acrescentou: “Vou encaminhar o caso para um colega especialista na área para ver como ele pode ajudar, juntamente com a comitiva que resgatou o animal”.
Vanessa destacou também que, embora casos como este não sejam diretamente vinculados à Vigilância Sanitária, ela e equipe, com apoio da Secretaria de Saúde, têm se empenhado ao máximo para resolver tais situações.
A Comitiva Cavalo Domado, conhecida por seu trabalho de resgate e cuidado com equinos em situação de abandono, demonstrou mais uma vez seu compromisso em garantir o bem-estar dos animais. A colaboração com profissionais da saúde veterinária é fundamental para proporcionar o tratamento adequado e a recuperação dos animais resgatados. Caso o proprietário do equino decidir reave-lo para a devida assistência poderá a Comitiva. (Giro Ipiaú)