Em votação única e pela unanimidade dos vereadores presentes no plenário, a Câmara Municipal de Ipiaú aprovou na sessão ordinária que realizou na noite da última quinta-feira, 13, o Projeto de Resolução 024/2024, da autoria do vereador Claudio Nascimento-PT- que concede a Medalha do Mérito da Cultura Manoel Pinto (MAPIN) ao senhor Marcelo Alves Batista, ex-Diretor de Cultura do Município.
Outras 23 personalidades também serão alvos de homenagens com títulos de cidadania e demais honrarias disponíveis na Câmara. A relação completa dessas pessoas será divulgada brevemente.
Na justificativa do Projeto de Resolução que concede a Medalha do Mérito da Cultura a Marcelo Batista, o vereador Claudio Nascimento destaca que o homenageado é natural de Ipiaú, graduado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB -, e Pós- Graduado em Linguística e em Educação Digital, também pela Universidade do Estado da Bahia.
“Pela sua formação em humanas e, especificamente, nas linguagens literárias, Marcelo se notabilizou como gestor cultural. Durante sua passagem pela Diretoria de Cultura criou o Conselho Municipal de Cultura, credenciou o município no Sistema Nacional de Cultura. Também foi da sua iniciativa a criação do Fundo Municipal de Cultura”, ressaltou Claudio.
O autor da matéria também cita a colaboração de Marcelo Batista para tornar o São Pedro de Ipiaú, o mais importante do estado e na implantação de um novo formato de incentivo financeiro aos produtores culturais que foi a publicação de editais culturais por meio das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
“Desse modo, Marcelo conduziu Ipiaú à condição de referência no Território Médio Rio das Contas , convertendo como exemplo da aplicação da Lei do ponto de vista holístico da visão cultural e correta nos tramites burocráticos.”, acrescenta o parlamentar.
Também coube a Marcelo Batista a proposta do Mercado da Economia Criativa, cuja ideia foi fortemente abraçada pela prefeita Maria das Graças César Mendonça. A obra já se encontra em andamento. Como não bastasse tudo isso, Marcelo Batista articulou para que Ipiaú conseguisse o Centro Cultural (antigo colégio Rio Novo) que está sendo reformado pela Secretaria de Educação do Estado e apoiado pela gestão municipal. *José Américo Castro/ASCOM- Câmara Municipal de Ipiaú).