A cidade de Santo Antônio de Jesus tem a maior taxa de homicídios do Brasil, de acordo com dados do Atlas da Violência 2024, divulgados nesta terça-feira (18). O levantamento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Os dados apontam que o município, localizado no recôncavo baiano, tem uma taxa de homicídios estimada em 94,1, levando em consideração as cidades que possuem mais de 100 mil habitantes, em 2022.
Por meio de nota, o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, rebateu os dados e afirmou que o número de mortes violentas é “questionável e exagerado”. Segundo ele, a Polícia Militar da Bahia informou para a gestão municipal que houve uma queda de 69,3% na quantidade de homicídios em Santo Antônio de Jesus no comparativo entre 2022 e 2023.
Genival Deolino disse, ainda, que embora a segurança pública não seja responsabilidade municipal, a gestão desenvolve ações de prevenção à violência e criminalidade. Segundo dados do Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Santo Antônio de Jesus chegou a 103.055 pessoas, 13,18% a mais que o registrado na mesma pesquisa, em 2010. *Com informações do G1