Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

LUAR DO SERTÃO É DESTAQUE NOS FESTEJOS JUNINOS

A quadrilha junina Luar do Sertão continua brilhando nos festejos de Ipiaú e outras cidades baianas. Muito aplaudida em cada apresentação, a turma vem trazendo inovações coreográficas sem perder a pegada tradicional que lhe garante originalidade e vibração. São 50 componentes regidos pelo marcador Adriel Borges e vestidos em figurinos cheios de detalhes. Este ano, a Luar do Sertão traz o tema: “Arretada São Paulo – Capital da Migração Nordestina” e um repertório lítero-musical do assunto em pauta.“Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo/Nós vamo’ a São Paulo viver ou morrer”. “Triste Partida”, obra-prima do poeta e repentista cearense Patativa do Assaré, representa bem a realidade de milhares de migrantes nordestinos que foram obrigados a deixar a terra natal para sobreviver no sudeste do Brasil. Remanescentes desse fenômeno migratório impulsionado pelas secas, latifúndio e crises econômicas ainda são verificados. Um excelente tema para lembrar aqueles que se identificaram com o forró na seara nordestina.

APRESENTAÇÕES

Os sertanejos avistavam em São Paulo a oportunidade de uma vida melhor. Muitos experimentaram frustração e planejavam juntar dinheiro para retornar à terra natal. A junina Luar do Sertão traz essa saga. O espetáculo já foi assistido em Itabela, Gandu e Jequié e continuará sendo mostrado em outras localidades baianas, inclusive em Ipiaú. É uma das atrações da Festa de São Pedro nesta cidade.

RHAUANNA EM MULTIPLICIDADE CÊNICA

Com graduação de Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb-Jequié), Rhauanna Mendes de Jesus vem dando importante contribuição para as artes cênicas em Ipiaú e região. Além de dançarina, ela é atriz e pesquisadora do assunto que vem ganhando visibilidade e multiplicadores através das suas aulas em estabelecimentos educacionais. Rhauanna é movimento, leveza, criatividade. Expressa sua arte em belas coreografias, tendo participado, em Jequié, de espetáculos como “Tudo no Timing”, “Sobre Desejos e Quereres”, “Sou Eu, em Pessoa” e “Cauaçu, Força, Mulher”. Também integrou o Núcleo de Estudos do Corpo-NEC e sua extensão, o Projeto Moveres, cuja proposta é a investigação de processos de criação em dança contemporânea.

Do currículo desta talentosa artista ipiauense consta ainda a participação no Núcleo Ekodidé, formado por produtores de danças negras afro-referenciadas, e a direção da culminância do processo criativo “Do Fio à Raiz” e de outras espetaculares coreografias. Rhauanna vem realizando pesquisas sobre identidade e aceitação da mulher negra, trazendo o foco para o campo da dança com o objetivo de promover reflexões de como este segmento da população construiu sua identidade e evidenciou a potência dessa transformação. Vale lembrar que Rhauanna também é professora de balé, tendo atuado na Academia de Dança Milena Almeida.

PROMESSA PARA O FUTEBOL

Theo Cerqueira Abreu, 8 anos, filho do engenheiro em segurança do trabalho Rick Abreu e da professora Martha Cerqueira, neta do Professor Altino Cosme de Cerqueira, é um menino talentoso na arte de jogar futebol. Chuta forte com o pé esquerdo, faz lançamentos precisos, excelentes assistências, costuma ser o craque e artilheiro dos jogos que disputa e é fã de Cristiano Ronaldo. Sua trajetória começou na escolinha Arena Parque com o professor Huelton. Hoje é aluno da escolinha do Professor Edésio. Recentemente foi vice-campeão e artilheiro de uma competição na Arena Parque. Theo é torcedor de dois times nordestinos: o Bahia e o Fortaleza, sendo que sua admiração pelo Leão do Pici vem por influência do pai, que é cearense e já foi jogador amador. No recente jogo em que o Bahia venceu o Fortaleza na Fonte Nova, Theo foi um dos meninos que entrou em campo com os craques do Tricolor de Aço. Na hora do hino ele estava junto do craque Everton Ribeiro. Acreditamos que o garoto vai fazer história e trazer glórias para o mais popular esporte nacional.

LIVRO

Aproveito o espaço para avisar que meu livro: PERSONAGENS: OS FOLCLÓRICOS E OUTRAS FIGURAS DE IPAÚ, está em fase de editoração e não tarda a ser lançado. A obra tem mais de uma centena de textos, muitos dos quais já foram postados nas redes sociais e trazem aspectos históricos, antropológicos e até geográficos deste município, além de interessantes ilustrações que envolvem fotografias, caricaturas e outros detalhes gráficos. É provável que o primeiro lançamento aconteça em Salvador, já que a edição está a cargo do setor de comunicação da Assembleia Legislativa da Bahia. Em seguida, faremos um lançamento em Ipiaú.

JOELMA NA OAB

Aprovada na segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a bacharela em Direito Joelma Dias da Luz Menezes aguarda a solenidade de entrega da carteira que lhe credenciará ao exercício da profissão. Pela sua competência, ética e seriedade, não tenho dúvida de que será uma excelente profissional.

PRIMAVERA 2024

O Diretório do PT de Ipiaú promoveu na noite da última terça-feira, 18, uma reunião do Movimento Primavera 2024. O evento visa, dentre muitas questões, o fortalecimento e a reestruturação das bases do partido no município e em todo o território. Compareceram lideranças de Ipiaú, Barra do Rocha, Ibirataia, Ubatã e Gongogi. Todas as discussões tiveram como tema abrangente as eleições 2024.

DAI QUER VOLTAR À CÂMARA

O agente de saúde e ex-vereador Odair José Santos de Santana, mais conhecido como Dai, está inscrito como pré-candidato ao cargo que na legislatura passada ocupou na Câmara Municipal de Ipiaú. Ele concorrerá pelo Partido Avante e se mostra otimista quanto a seu retorno ao Poder Legislativo. Casado, pai de dois filhos, tem 26 anos de atuação como Agente de Saúde, é Técnico em Enfermagem e graduado em Administração pela Faculdade Pitágoras em Jequié. Essa combinação de educação e experiência profissional na área da saúde o prepara para oferecer propostas relevantes para a comunidade.

COMPETÊNCIA E PIONEIRISMO

É perceptível que o número de farmacêuticas empreendedoras vem crescendo de forma constante na Bahia. Neste elenco de profissionais de extrema importância para o público consumidor de medicamentos consta o nome da Dra. Kennya Putumuju, graduada em farmácia e empreendedora do ramo. Em ambas as condições, ela tem prestado relevantes serviços à comunidade ipiauense. Hoje, a Shop Farma Nova Popular, seu mais novo empreendimento em Ipiaú, conta com um leque de opções não só de medicamentos, mas também de outros produtos para áreas como fisioterapia, ortopedia e estética em geral, dentre outras, para satisfazer os clientes que buscam os bons serviços da empresa.

Desse modo, como farmacêutica e proprietária de uma farmácia comunitária, Dra. Kennya pode proporcionar atendimento personalizado às pessoas, ter uma comunicação próxima e eficaz com o paciente, criar conexão com a sociedade ao seu redor, além de contribuir de forma humanizada para a saúde da população. Seu consultório farmacêutico é o único na cidade e, além da assistência da profissional, oferece anamnese farmacoterapêutica, orientações sobre medicamentos utilizados, análise de solicitações de exames laboratoriais, aferição de pressão arterial e temperatura corporal, testes de glicemia e colesterol total, tipagem sanguínea, perfuração de lóbulo auricular, perfuração humanizada (voltada para bebês), colocação de piercings, oximetria, realização de exames clínicos laboratoriais e aplicação de injetáveis. O consultório é pioneiro e único na cidade.

EM MEMÓRIA DE UM NOTÁVEL!

Morou, viveu dias de sua vida na cidade de Camamu. Muitos amigos ele deixou, inclusive em Ipiaú. Amigos que demonstraram sentimento, pois o tinham em alta conta. Como Júlio, que ao saber do seu passamento, deste fato não deu conta.

Homem íntegro e valoroso, decidido e impetuoso, porém muito generoso! Renato ofertava o que possuía para todo o necessitado. Pois o que de Deus recebia era logo compartilhado pelos de dentro reconhecido, pelos de fora muito amado! Notável na peregrinação na terra onde viveu, sendo amado por Aquele que a vida lhe concedeu!

Partiu para encontrar-se com o Amado. Foi recebido na Glória, deixando um bom legado. É esta a sua história!

O texto acima é do poeta Dezidério Araújo e foi escrito no mês de maio deste ano de 2024, a pedido de Júlio da Fiat, em homenagem a Renato Matos, seu parceiro e amigo que residia em Camamu e faleceu na data de 28/05/24.

JUSTA HOMENAGEM A UM MESTRE DA MECÂNICA

Dentre as personalidades que a Câmara Municipal de Ipiaú homenageou com a concessão do título honorário de cidadania ipiauense, consta o mecânico Adelvane Oliveira Santos, 86 anos, mais conhecido como “Mestre Vone”. A outorga decorreu de uma proposta do vereador Robson Moreira, presidente da Casa Legislativa. O proponente justificou sua iniciativa pelos relevantes serviços prestados pelo mecânico à comunidade local e pelo amor que Mestre Vone sempre demonstrou por este município.

Registrado como natural da cidade de Vitória da Conquista, Mestre Vone tem uma forte ligação com Ipiaú, onde reside há muito tempo. Sua extraordinária capacidade profissional lhe fez reconhecido como mestre. No torno mecânico da sua oficina, localizada no Bairro Santa Rita, ele produziu peças de reposição dos inúmeros veículos que lhe foram confiados. Também inventou engenhocas de grande utilidade. A maioria das ferramentas da oficina foi fabricada pelas suas mãos.

Há 70 anos que Mestre Vone exerce a profissão de mecânico. O homenageado é do tipo que não gosta de ficar parado. Sempre está procurando alguma coisa para fazer. Chega cedo na oficina, no Bairro Santa Rita, orienta a equipe, atende os clientes, busca sempre ocupação, pois entende que a vida é trabalho, ordem e progresso. Mas também tem seus momentos de lazer. Gosta de dedilhar os teclados. Executa o bom forró, dando preferência aos sucessos de Luiz Gonzaga. Já fez muita festa. Familiares e amigos de Mestre Vone se fizeram presentes na solenidade em que ele foi homenageado.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro