Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

IPIAÚ REALIZA A MAIOR FESTA DE SÃO PEDRO DA BAHIA

Ipiaú assumiu o topo dos festejos juninos na região e a condição de melhor cidade baiana em termos da realização da Festa de São Pedro. O evento neste ano de 2024 se estendeu por cinco noites consecutivas e superou as expectativas mais otimistas. Tornou-se um mega festival, convergência de todos os ritmos musicais, diversidade de atrações e uma multidão participando com intensidade, aprovando a iniciativa da Prefeitura Municipal, pedindo mais diversão e arte. Quanto ao custo dos investimentos, não temos conhecimento.

Na opinião de muitos, a maior atração foi a apresentação inédita de Ivete Sangalo. Muita energia, vibração… Teve música para todos os gostos. Nada menos que 29 atrações, dentre as quais Calcinha Preta, Zé Neto e Cristiano, Heitor Costa, Léo Santana, Thullio Milionário (Casca de Bala), Estakazero, Danniel Vieira, Ivete Sangalo, Santanna, Aldemário Coelho, Wesley Safadão, Eric Landi, Donas do Bar, Cesar Menotti e Fabiano, Maiara e Maraísa. O Festival de Quadrilhas Juninas foi um espetáculo à parte.

DECORAÇÃO

Sensacional a decoração aérea do artista Herbeth Campos, e a terrestre a cargo de Sunelma Calhau. Eles capricharam em cada detalhe, usaram da imaginação para impressionar a todos que passaram pelo circuito festivo. Imagens captadas por drone mostram a beleza da arte multicolorida de Herbeth. Nas instalações artísticas montadas por Sunelma, os visitantes fizeram poses para registrarem suas presenças na Vila Junina. O melhor de tudo foi a paz reinante no decorrer da folia. Não houve registros de cenas violentas, mas não se evitaram os furtos de celulares.

COBERTURA DO SÃO PEDRO

Excelência na cobertura e transmissão ao vivo do São Pedro de Ipiaú 2024. Assim podemos definir o trabalho desenvolvido pela equipe da Pires Publicidade durante as cinco noites do evento. A cobertura e transmissão ao vivo elevaram ainda mais essa grandiosa festa. Foram mais de 50 horas de transmissão ininterrupta, captando cada momento com imagens aéreas espetaculares, proporcionando uma experiência visual única para todos os espectadores.

Nada menos que 60 mil internautas, por noite, acompanharam a festa em tempo real. A equipe de transmissão, liderada por Edir Pires, diretor geral da transmissão, mostrou-se incansável e dedicada em cada detalhe. Sob a coordenação de Edir estavam em campo os cinegrafistas Darlley Santos, Messias Jesus e Cláudio, especialista em imagens aéreas. A impecável transmissão certamente será lembrada e elogiada por todos.

PREFEITA FESTEIRA

Dona Maria, a prefeita, dentre tantos outros feitos, entra na história de Ipiaú por ter feito este grande festejo. Desde o seu primeiro governo, a festa vem rolando, com cada edição melhor que a anterior. Houve aquecimento da economia local, geração de emprego e renda, recorde de público. Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia indicam que, dentre as festas de São Pedro na Bahia, a de Ipiaú foi a que recebeu mais visitantes. Uma empresa especializada em estatística estimou que cerca de 167 mil pessoas marcaram presença na Praça Álvaro Jardim durante os cinco dias da folia. Dona Maria fez o possível para que todos se sentissem bem e felizes. Laryssa Dias, pré-candidata a prefeita e Secretária de Saúde licenciada, estava sempre junto à gestora, fazendo as honras da casa. Nossa reportagem flagrou o momento em que as duas fizeram pose com o cantor Léo Santana, o Gigante. Outra presença constante e ativa foi a da empresária Flávia Mendonça.

O SHOW DAS INTÉRPRETES DE LIBRAS

O trabalho de acessibilidade no palco da Festa de São Pedro foi executado pelas intérpretes de Libras, Thaiana Ferreira, Daiane Campos e Cristiane Vitório, competentes profissionais ipiauenses que militam na inclusão de pessoas surdas. Todos os shows contaram com a atuação delas. Infelizmente, os produtores das bandas, desconhecendo a importância do trabalho, não deram um espaço mais adequado para uma melhor visualização da interpretação para os surdos que assistiam aos espetáculos.

Além de demonstrar desprezo com o trabalho das tradutoras, dizendo que o palco não é lugar de intérprete, alguns dos produtores não permitiram a atuação das profissionais. Outros deram condições insalubres, pedindo que elas atuassem à frente da caixa de som, longe dos artistas. Em compensação, algumas bandas foram receptivas e trataram as profissionais com a devida ética e respeito. As intérpretes destacam o imprescindível apoio que receberam da Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da prefeita Maria das Graças e do Secretário de Cultura, Caio Braga. “Eles muito contribuíram para que o nosso trabalho fosse realizado e assegurado o direito da acessibilidade”, salientou Thaiana Ferreira.

TIETES DE IVETE

A cantora Ivete Sangalo passou como um furacão por Ipiaú. Fez um show estonteante, balançou a plateia, concedeu entrevista coletiva, rememorou um tempo anterior em que esteve nesta cidade, se hospedou num sítio de Carol e Marcel à beira do rio das Contas e deixou uma legião de tietes. Arrasou corações, alavancou paixões. Os anfitriões jamais se esquecerão, contarão para as futuras gerações, valorizarão o momento por muito e muito tempo. Marcel da Maré reverberou nas redes sociais o instante em que a mega artista, durante o show, lhe chamou de grande.

APAIXONOU

Em uma entrevista memorável, Ivan Nascimento teve a oportunidade de conversar com a icônica Ivete Sangalo. Demonstrando toda a sua simpatia e carisma, Ivete brincou com o entrevistador, dizendo que ele não conseguiria realizar a entrevista porque havia se apaixonado por ela. O momento, repleto de humor e descontração, certamente ficará guardado na memória de Ivan, que além de radialista e repórter, também é cantor. Essa interação única com a musa do axé é um daqueles instantes que marcam a trajetória de qualquer profissional, tornando-se uma lembrança especial e motivo de orgulho.

BOMBOU

A Entrevista da jornalista Danny Muniz com Maiara e Maraísa no São Pedro de Ipiaú alcança mais de 3 milhões de visualizações no Instagram. Um dos motivos da repercussão por parte dos fãs da dupla foi a magreza de Maiara. Inúmeros comentários foram feitos em relação a tal estética (veja a entrevista). Mas, acontece, que a magra canta muito. Danny Muniz, dirige a comunicação da Prefeitura de Ipiaú e também tem excelente trabalho como locutora e apresentadora.

Ela disse que a entrevista foi muito especial. “Maiara e Maraísa foram muito simpáticas e acessíveis, e o show delas foi incrível, maravilhoso!”, ressaltou Danny. Além de Maiara e Maraísa, Danny Muniz entrevistou durante a festa diversos nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, César Menotti e Fabiano e Léo Santana. Sua habilidade em conduzir entrevistas e sua presença carismática têm lhe rendido grande destaque no cenário da comunicação regional.

A repercussão da entrevista foi tão grande que páginas populares como “Tricotei”, com mais de 3 milhões de seguidores, e “Bomba Celebraites” com mais de 300 mil seguidores reproduziram a matéria. Além disso foi destaque em uma página popular no Twitter, tiktok entre outros, aumentando ainda mais a visibilidade. A apresentação das cantoras, na última noite da Festa de São Pedro foi um sucesso. Mesmo debaixo de chuva o público presente na praça curtiu pra valer. O mega evento promovido pela Prefeitura Municipal de Ipiaú vem consolidar este município como um dos principais destinos turísticos festivos do interior baiano.

EXPO LOUÇAS EM IPIAÚ

A maior exposição de louças do Brasil, acontecerá em Ipiaú, nos dias 11, 12 e 13 deste mês de julho. O evento inédito nesta cidade traz uma enorme variedade de produtos em porcelana e argila, diretamente das fábricas de Porto Ferreira, no interior de São Paulo. Quem for à feira poderá encontrar pratos, tigelas versáteis, ramequins, sopeiras, petisqueiras e outros tipos de louças. São produtos de alta qualidade com preços abaixo do mercado. A EXPO LOUÇAS também tem compromisso com a causa social. Um percentual do valor bruto das vendas será revertido para uma instituição de utilidade publica municipal que realiza importante trabalho de beneficência humanitária. A EXPO LOUÇAS acontecerá na Praça Rui Barbosa.

ZEBRINHA NO LIVRO

Consta do nosso livro: PERSONAGENS – Os Folclóricos e outras Figuras de Ipiaú – a ser lançado ainda este ano, o seguinte texto (em fragmento) e a excelente caricatura feita pelo artista plástico Jurnier Costa.

“Exagerado”, o título da música de Cazuza enquadrava muito bem à pessoa do refinado intelectual, Antônio José Pinheiro, que ao mesmo tempo era o debochado “Zebrinha”, uma figura que Ipiaú jamais esquecerá e terá sempre uma história a contar. As festas do Rio Novo Tênis Clube sempre acabavam com um show de Zebrinha (botas de caudilho, cachecol esvoaçante, cravo vermelho na lapela) e seu séquito desbundado. Dessa maneira também, acontecia nas micaretas, exposições, festejos de São Roque, nos bares, na barraca de Zé de Moraes, no Galo Vermelho e em tantos outros lugares da trepidante Ipiaú dos anos 70 e 80.

Vítima de um acidente automobilístico, Zebrinha escandalizou até depois de morto. Não queriam que seu corpo fosse velado na Casa Paroquial, pois sabiam que naquela noite de sentinela ia rolar de tudo. Seus amigos insistiram e, após um acordo com a cúpula eclesial, o velório ocorreu no local, mas somente durante o dia, antecipando assim o momento do enterro. Na hora do sepultamento, Tadeu Ribeiro discursou e soltou as frangas contra o pároco de plantão. A arte de Zebrinha explica melhor sua existência. Dizem que não morreu, virou purpurina, rodopiou nos ares e depois misturou-se ao pó da terra.

BUSCANDO INSPIRAÇÃO

O professor Albione também estava na festa, apreciando, curtindo, buscando inspiração para sua literatura e historiografia. Quem sabe se no seu próximo livro o São Pedro seja destaque? Para um bom pesquisador toda cena vale a pena. Na multidão era só euforia, energia contagiante, instante de êxtase. Aos catadores, o que interessavam eram as latinhas. A reciclagem agradece.

FLASHBACK

E de repente vêm à memória momentos que ficaram na história. O encontro de Tito da Cruz e João Araújo é um exemplo disso. Ambos gostavam de prestar homenagens e faziam isso com uma grande festa. João seguiu para o plano espiritual, Tito ficou e certamente prestará sincera homenagem ao amigo. Na Festa de São Pedro, todos estranharam a ausência do espetáculo de Tito. Ele não quis participar, mas deve ter lembrado de João e observado que esqueceram de citá-lo, embora tivessem dado seu nome ao palco. Esperamos que o reconhecimento não fique só na lembrança e coloquem, com graúdas letras luminosas, o nome do grande João Araújo no lugar mais alto do palco para que nos próximos eventos todos vejam que aquele espaço lhe pertence.

*Coluna produzida por José Américo Castro