Um morador do Caminho 1, bairro ACM, em Ipiaú, procurou a reportagem do GIRO para denunciar mortes de gatos na localidade, possivelmente por envenenamento. Segundo as informações enviadas ao GIRO, nesta quarta-feira, uma gata de rua que ele e um vizinho cuidavam foi encontrada morta.
“Hoje (quarta-feira) eu me deparei com uma cena triste. Uma gata que eu e o vizinho adotamos foi envenenada. Minha filha está chorando porque ela era apegada. Todos os dias, a gata vinha à nossa casa comer a ração que colocávamos. Segundo informações, não foi só essa gata; há três ou mais que já morreram assim”, relatou ao GIRO. O morador expressou profunda tristeza e preocupação com a situação, apelando para que medidas sejam tomadas para proteger os animais da área. Ainda segundo ele, mortes semelhantes ocorrem em outras áreas do bairro,
Vale destacar que crimes de maus-tratos contra animais são puníveis por lei no Brasil. De acordo com a Lei 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais, e a Lei 14.064/2020, que aumentou a pena para maus-tratos contra cães e gatos, a pena para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e a proibição de guarda.