Giro Ipiaú

Reviravolta na reta final das convenções mostra o dinamismo da política em Ibirataia

Fotos: Redes Sociais

A política é marcada por sua constante fluidez, como sempre mencionava o saudoso Cleraldo Andrade: “É como nuvens, muda a todo tempo”. Enquanto nos municípios vizinhos as convenções partidárias ocorreram com antecedência ao prazo final, em Ibirataia os diálogos se estenderam até os minutos finais desta segunda-feira, 05 de agosto.

No domingo, 04 de agosto, ocorreram as convenções de Juca Muniz e Elísio do Coal. Restou para esta segunda-feira, a convenção do pré-candidato Sandro Futuca, que conta com o apoio da prefeita Ana Cléia, e quais seriam as decisões dos dois ex-prefeitos Jorge Abdon Fair e Marcos Aurélio.

As surpresas começaram na manhã de segunda-feira, quando Jorge, que mantinha mistério se seria ou não candidato, anunciou que lançaria seu filho Jorginho como pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, com a advogada Ananda como vice na chapa.

Foto: Redes Sociais

Rumores em grupos de whatsapp indicavam que o ex-prefeito Marcos Aurélio, outrora rival de Jorge, seguiria a indicação do até então amigo de ‘unha e carne’. Contudo, Marcos se manifestou pela manhã em um vídeo ao lado do pré-candidato Sandro Futuca, declarando seu apoio. Posteriormente, já na convenção partidária, Caio Pina foi anunciado como vice na chapa de Sandro, uma sugestão de Aurélio.

Foto: Redes Sociais

Quando parecia que o cenário das candidaturas estava definido, outra reviravolta surpreendeu o eleitorado. No início da noite, Jorge Abdon Fair decidiu apoiar a candidatura de Juca Muniz, que poderá ter o enfermeiro Alex Miranda como vice, no lugar do Pr João Francisco.

Diante dessas mudanças, a disputa eleitoral em Ibirataia será entre Elísio do Coal, Juca Muniz e Sandro Futuca. Esses eventos destacam a peculiaridade da política em Ibirataia, onde as alianças e decisões são tomadas de forma intensa e dinâmica, refletindo um cenário político diferenciado e sempre em movimento. (Giro Ipiaú)