Olhares curiosos, muita expectativa e sorrisos de satisfação. Foi assim a tão esperada entrega de prêmios do Concurso Cultural do Meio Ambiente “Restaurando a Terra para Cultivar a Vida”. A iniciativa é promovida pela Atlantic Nickel, produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e envolve centenas de estudantes de Ipiaú, Itagibá e do Distrito de Tapirama, em Gongogi. Neste ano, a seleção sensibilizou os alunos da rede municipal de ensino a produzirem projetos artesanais e redações inspirados nos problemas da seca no mundo.
Gabriela Dantas, estudante do 9º ano do Colégio Municipal Professora Neusa Lemos Santos Anexo Tapirama, expressou sua alegria com a experiência. “Esse projeto é de grande incentivo para nós alunos e é uma grande realização estar aqui. Temos sempre que acreditar que tudo é possível”, disse.
No evento, que contou com a presença do gerente geral da mineradora, Adair Rezende, foi celebrado o crescimento do concurso cultural na região, destacando a importância da parceria com as secretarias municipais de educação e a participação ativa dos estudantes. “Os nossos investimentos sociais são totalmente voltados para o desenvolvimento do território, pois o nosso objetivo é deixar um legado em nossas comunidades“, considerou.
A entrega de prêmios aos vencedores de cada categoria de Ipiaú e Itagibá incluiu um iPhone 15 para o 1º lugar, um notebook para o 2º lugar e uma Alexa com tela para o 3º lugar. Já os vencedores de Tapirama foram premiados com um notebook cada um.
Visita ao viveiro de mudas nativas
Na oportunidade, estudantes premiados, familiares, professores e coordenadores de educação visitaram as instalações da empresa e conheceram o Viveiro de Mudas da Atlantic Nickel. O espaço conta com mais de 80 espécies de plantas e produz 120 mil mudas nativas da Mata Atlântica, anualmente, como parte do seu programa de revegetação.
Localizada no bioma, a mineradora possui uma política de proteção e preservação da flora e fauna silvestre, com monitoramento de espécies, recuperação de áreas degradadas e programas de controles ambientais, como o monitoramento da qualidade do ar e o tratamento de resíduos sólidos, água e esgoto. Trabalhos permanentes, essenciais para a preservação da biodiversidade e que contribuem para o crescimento da região por meio da sustentabilidade ambiental.
Sobre a Atlantic Nickel
A Atlantic Nickel atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de níquel no sul da Bahia, em Itagibá. A empresa integra a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory, fundo de investimento em mineração.
O compromisso da Atlantic Nickel é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades que recebem seu empreendimento para produzir concentrado de níquel de alta qualidade. A empresa investe em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território com a aplicação de ações e normas ligadas à saúde, segurança, gestão ambiental e social.
Sobre a Appian Capital Brazil
A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory. Fundada em 2011 em Londres com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com cinco anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois negócios em produção no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano.
Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações.