O concurso para os Correios, embora não esteja publicado o edital, já possui alguns pontos definidos. A fim de escolher a banca organizadora do certame, a empresa elaborou um documento onde define a distribuição de 3.468 vagas em todo o Brasil.
Há uma expectativa de selecionar 3.099 agentes, que precisam ter nível médio de escolaridade e salário de R$ 2.429,26. Para o cargo de analista, vão ser selecionadas 369 pessoas, de nível superior, com vencimentos de R$ 6.872,48. As informações são do curso preparatório Direção Concursos.
O maior número de vagas de nível médio é prevista para o Sudeste: 1.048. O Centro-Oeste ganha, no entanto, em vagas de nível superior, com 177 previstas. O Nordeste terá 669 vagas para nível médio e 62 para nível superior.
O cargo de agente dos Correios abrange carteiros, suporte, operadores de triagem e transbordo, e atendentes comerciais. O cargo de analista contempla administradores, administrador postais, advogados, analistas de sistemas, arquitetos, bibliotecários, contadores, economistas, engenheiros, estatísticos, museólogos, pedagogos, psicólogos e outros.
As provas serão objetivas, com 120 questões de Conhecimentos Básicos (40), Conhecimentos Complementares (30) e Conhecimentos Específicos para cada cargo e especialidade (50).
O modelo de “Certo” ou “Errado” é tradicionalmente adotado pela banca Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que provavelmente deve ser a banca escolhida.
Para os cargos de nível superior, haverá ainda prova discursiva, abordando temas da atualidade.