Os candidatos a prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca (MDB) e Juca Muniz (AVANTE), foram, respectivamente, intimado e citado pela 24ª Zona Eleitoral para responder sobre supostas irregularidades relacionadas à desincompatibilização de cargos públicos, um procedimento necessário para concorrer nas eleições.
No último dia 19 de agosto, Sandro Futuca foi intimado pela Justiça Eleitoral e recebeu o prazo de três dias para corrigir irregularidades identificadas no seu Requerimento de Registro de Candidatura (RRC). Sandro, que ocupava o cargo de presidente da Companhia de Emprego e Renda da Bahia (CERB), já apresentou documentos em sua defesa por meio de sua equipe jurídica.
Já nesta quarta-feira, 21 de agosto, foi a vez do candidato Juca Muniz ser citado pela Justiça Eleitoral. Ele foi intimado a contestar, em um prazo de sete dias, a impugnação de seu Registro de Candidatura. Juca é servidor público municipal concursado na função de motorista, e a suposta irregularidade estaria relacionada à essa documentação. A defesa será conduzida pela equipe jurídica da campanha e apresentada em tempo hábil. Ambos os candidatos agora aguardam a decisão da Justiça Eleitoral sobre os seus registros de candidatura. (Giro Ipiaú)