Aos 74 anos, morreu na manhã do último sábado, 7 de setembro, em sua residência no Bairro ACM, o professor de karatê Joselito Fernandes de Oliveira. Ele era natural do município de bandeiras do Sul, MG, descendente de indígenas e conheceu as artes marciais quando ainda era um adolescente de 15 anos. Deixou três filhos e uma historia de importantes conquistas.
O óbito, por volta das seis horas, decorreu de complicações cardíacas. Tinha pouco tempo que ele tinha sido submetido a uma cirurgia no coração. O sepultamento ocorreu ainda no sábado no Cemitério Novo, onde além de familiares e amigos, alunos prestaram às ultimas homenagens em memória de Joselito.
Ao longo da sua trajetória acumulou mais de 40 títulos, dentre os quais os de tetra campeão da Copa Brasil, tricampeão brasileiro, e vice campeão mundial, em uma competição na cidade de Londrina, Paraná. Tinha graduação de Faixa Preta 8º Dan e caminhava para o nono. Sua pretensão era chegar ao cobiçado 10º Dan, o ultimo do ciclo de graduação.
Em sua modesta casa guardava troféus, medalhas, diplomas, recortes de jornais e outros documentos que atestam suas vitorias e glorias, obtidas durante mais de 50 anos de atividades. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade local.
Há quatro décadas sua academia, Fantástico Karatê Clube, formava atletas e cidadãos. Mais de 6.000 alunos já pisaram no tatame da entidade, dezenas de faixas pretas, algumas graduadas até o Terceiro Dan (Sandan), inúmeros títulos foram conquistas e grandes campeões revelados.
As primeiras aulas foram ministradas num espaço do Clube Náutico Rio das Contas, depois a entidade passou por outros endereços estando hoje estabelecida no Grupo da 3ª Idade de Bem com a Vida, localizado no Bairro Constança. A aplicação dos discípulos proporcionou sucessivas alegrias ao mestre. (Giro/José Américo Castro).