Objetivando ampliar o conhecimento dos seus alunos com atividades extracurriculares, o Centro Integrado de Ensino Professor Altino Cosme de Cerqueira/Escola de Gestão Compartilhada com a Polícia Militar do Estado da Bahia tem promovido viagens educacionais periódicas. Nessas ocasiões, os estudantes desenvolvem habilidades críticas e criativas, além de serem estimulados ao interesse científico.
A experiência contribui para o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, conscientização e fortalecimento de valores e do trabalho em equipe. Desse modo, o colégio proporciona uma educação que vai além dos limites da sala de aula, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno.
As viagens contemplam as turmas do 7º ano e têm destinos como o Projeto Tamar, o Instituto Baleia Jubarte, o Parque Zoobotânico e o Museu Geológico, em Salvador e região metropolitana, além de outros centros que favorecem o aprendizado. Os locais de visitação são escolhidos de maneira bem específica, de acordo com o conteúdo abordado pelos professores.
A proposta, coordenada pela professora de Ciências, Jaline Rodrigues Ribeiro, faz parte do “Projeto Trilhas do Conhecimento”, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação.
No final do mês passado e início deste mês, novas turmas estiveram em Salvador e região metropolitana para visitas a locais que trazem muita informação para o conhecimento. No Projeto Tamar, na Praia do Forte, os estudantes aprenderam sobre a necessidade de preservação das tartarugas e a importância da biodiversidade marinha. Obtiveram informações sobre os ecossistemas costeiros e as ações sustentáveis para a proteção do meio ambiente.
Ainda na Praia do Forte, a turma esteve no Instituto Baleia Jubarte, onde foram sensibilizados sobre a importância da conservação desses cetáceos e dos oceanos. Receberam informações sobre o comportamento, migração e os desafios de preservação enfrentados por essa espécie, bem como o papel vital delas na manutenção do equilíbrio dos oceanos.
A visita ao Parque Zoobotânico proporcionou uma vivência prática e interativa sobre a fauna e a flora brasileiras. Os alunos aprenderam mais sobre a biodiversidade, a ecologia e os hábitos das diferentes espécies animais e vegetais que fazem parte do nosso patrimônio natural. Observaram de perto diversos animais e plantas, entendendo suas importâncias ecológicas e os desafios de preservação que enfrentam.
Já no Museu Geológico da Bahia, adquiriram noções básicas da ciência da Terra, com ênfase na geologia e na paleontologia. Visitaram exposições de minerais, rochas, fósseis e outros elementos que contam a história geológica do planeta e da Bahia. A atividade visou enriquecer o conhecimento dos estudantes sobre a formação da Terra, os processos geológicos e as transformações ao longo do tempo, além de compreenderem a importância dos recursos naturais e da preservação do meio ambiente.
A exemplo dos professores, gestores e alunos que valorizam essas atividades extracurriculares, os pais dos estudantes mostram-se gratificados com o Projeto Trilhas do Conhecimento. Ao relatar sua gratidão a toda a equipe da escola, uma mãe disse: “Projetos como esse devem ser divulgados sempre, pois nos trazem a certeza de que a educação em Ipiaú está no caminho certo!”