Entre junho e julho deste ano, a produção industrial da Bahia registrou uma queda de 2,3%, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do IBGE, divulgada na manhã desta sexta-feira (13). O desempenho da indústria baiana foi o segundo pior entre os estados analisados, superando apenas o Pará, que teve uma redução de 3,8% em sua produtividade.
A pesquisa abrange 17 unidades da federação, e, além de Bahia e Pará, apenas São Paulo apresentou retração na produção industrial (-1,8%). Os demais estados tiveram resultados positivos.
Conforme o IBGE, a queda de 2,3% na indústria baiana foi influenciada negativamente pelos setores de produtos químicos e celulose. A Bahia, responsável por 3,9% da produção industrial nacional, acumulou uma perda de 7,9% em dois meses consecutivos de queda.
Em junho, o setor industrial baiano já havia enfrentado uma retração ainda maior, de 5,7%. As quedas de junho e julho acabaram revertendo grande parte do crescimento significativo registrado em maio, quando a produção industrial do estado havia saltado 9,7%, um resultado expressivo em comparação com o crescimento médio dos meses anteriores.