Uma importante reunião realizada, na tarde de segunda-feira, 16, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Ipiaú, discutiu sobre a poluição sonora em áreas do centro comercial da cidade, especialmente na Rua Dois de Julho, gerada por propagandas divulgadas em veículos automotores e outros meios com volume excessivo. O encontro contou com a presença de representantes da 55ª CIPM, Ministério Público, Poder Executivo e da comunidade lojista, que juntos abordaram o problema e estabeleceram medidas para combatê-lo.
Conforme publicação da 55ª CIPM em suas redes sociais, a reunião foi motivada por diversas denúncias de poluição sonora, recebidas pelo Ministério Público.
Durante o encontro, foi acordado que a CDL adquirirá um decibelímetro, aparelho utilizado para medir os níveis de som, conforme proposto pela Polícia Militar. Além disso, a solução para o problema será inicialmente abordada através de campanhas educativas. Essas campanhas, com o uso de cartilhas ilustrativas, irão orientar sobre o uso consciente de equipamentos sonoros e o cumprimento das normas previstas nas legislações específicas.
A partir do dia 30 de setembro, no entanto, as fiscalizações serão intensificadas. As ações contarão com a presença da Polícia Militar, que poderá, inclusive, lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) contra os infratores, os quais serão encaminhados ao Ministério Público para as devidas providências. A expectativa é que, com essa combinação de conscientização e fiscalização, a poluição sonora no centro comercial de Ipiaú seja significativamente reduzida, proporcionando mais tranquilidade para comerciantes e frequentadores. (Giro Ipiaú)