É o caso de Bel, microempreendedora que possui uma empresa no ramo de confecções que relatou que antes da iniciativa chegar a Ubatã, os microempreendedores do município não sabiam aonde ir para encontrar todo suporte necessário para seus negócios. “Nós que somos microempreendedores temos a parte do MEI e às vezes ficamos sem saber como fazer. Então eu soube da Sala do Empreendedor e que me ajudou muito. Hoje temos apoio, não ficamos desamparados”, ressaltou.
De acordo com Maria das Graças Torres de Oliveira (Gal), agente de Desenvolvimento pelo Sebrae e coordenadora da Sala do Empreendedor , a iniciativa tem sido de sucesso e trazido crescimento para Ubatã, além de estimular a independência financeira feminina, já que as mulheres são maioria à frente de empreendimentos e em Ubatã não é diferente.
“A gestão municipal buscou essa parceria pois sabe que o Sebrae é símbolo de desenvolvimento. Graças a Deus a parceria deu certo. Pesquisas confiáveis revelam que no Brasil existem muitas mulheres empreendedoras. A maioria são mães que sustentam sua família com o seu negócio. Em Ubatã não é diferente. Temos um percentual alto de mulheres empreendedoras que se não tivessem o apoio do município e da Sala do Empreendedor, não estariam mais na cidade e hoje conseguem manter suas famílias com o empreendedorismo”, afirmou a coordenadora.
De acordo com Gal, existem atualmente no município cerca de 200 mulheres empreendedoras e que possuem empresas em diversos ramos como calçados, confecções, artesanato e alimentação.
Todos os estímulos aos macro e micro negócios trouxeram importantes conquistas para o município, como o Prêmio Cidade Empreendora 2023 e novas iniciativas estão a caminho, como o Programa de Incubadora de Empresas e Cooperativas, o Conselho Municipal de Desenvolvimento, o Programa Aqui tem Emprego e a implementação da primeira escola técnica de Ubatã com cursos profissionalizantes.
Continuar incentivando sonhos a se realizarem e trazer projetos que estimulam o bem estar da população e o crescimento do município é a meta do prefeito Tinho do Vale em parceria com Lidijones Miranda e com o apoio do governo estadual e federal.