Moradores do Condomínio Paraíso da Conceição, localizado no bairro ACM, em Ipiaú, estão assustados com casos de envenenamento de gatos registrados nos últimos dias. Em um período de uma semana, ao menos dois felinos foram envenenados, sendo que um deles, que vivia no condomínio há cerca de 04 anos, não resistiu e faleceu.
A tutora de outro gato, que também apresentou sinais de envenenamento, conseguiu salvar seu animal de estimação a tempo. A gata de uma moradora está desaparecida, e existe a suspeita que também tenha sido vítima da crueldade humana.
Diante da gravidade da situação, um grupo de moradores pretende tomar providências. Eles estão analisando imagens de câmeras de segurança instaladas na área comum do condomínio para identificar possíveis responsáveis e planejam acionar a Polícia Civil. O grupo também considera levar o caso à Justiça.
Punição para envenenamento de animais
No Brasil, envenenar animais é considerado crime conforme previsto no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A pena para quem comete maus-tratos contra animais, incluindo o envenenamento, pode variar de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais. O agravamento da pena pode ocorrer se o crime resultar na morte do animal, como foi o caso de um dos gatos envenenados no condomínio.
Essa semana já foram registrados outros casos de envenenamento em outras áreas da cidade, assim como na Avenida São Salvador, onde vem ocorrendo mortes de vários felinos.