Giro Ipiaú

Gastronomia brasileira: sabores únicos e tradicionais

Foto: Reprodução

A gastronomia brasileira é rica e diversificada, refletindo a vasta cultura e tradições de diferentes regiões do país.  Desde os pratos típicos do Nordeste, como a moqueca e o acarajé, até as delícias do Sul, como churrasco e o barreado, há sempre algo novo e delicioso para experimentar. 

Durante suas viagens pelo Brasil, é possível encontrar uma variedade de restaurantes e estabelecimentos que oferecem essas iguarias. 

E se você estiver planejando uma visita à capital paulista, não deixe de conferir as melhores pousadas em São Paulo, que oferecem conforto e proximidade com excelentes opções gastronômicas.  Explorando a culinária local, você certamente terá uma experiência inesquecível.

Confira quais são as influências da gastronomia brasileira

O Brasil é um povo cheio de misturas de raças, cores e crenças e isso não é diferente quando o assunto é a gastronomia  brasileira. A culinária brasileira contou lá nos primórdios com a influência dos índios, afinal eles eram os únicos por aqui. 

Depois, desembarcaram aqui os brasileiros, assim a cozinha brasileira que era tipicamente feita com: 

  • raízes
  • peixes
  • frutas
  • mandioca 
  • milho

Ganhou novos e saborosos ingredientes como o trigo, azeite de oliva e o açúcar. Anos depois, desembarcaram por aqui os africanos que também trouxeram suas características alimentares para o Brasil. 

Assim, a culinária brasileira ganhou novos temperos e técnicas de preparo. 

Mas, a mistura não parou por aí, pois com as guerras na Europa desembarcaram por aqui italianos, alemães, japoneses e todos eles impactaram a gastronomia brasileira fazendo com que o país tenha opções para todos os gostos. 

Confira quais são os pratos da gastronomia brasileira em cada uma das  cinco regiões do Brasil 

Em cada canto do Brasil, existem pratos saborosos que formam a gastronomia brasileira. Agora, vamos listar onde comer os principais e saborosos, levando em consideração a colonização da região. 

Fato é que as tradições vão passando de pai para filho e elas são colocadas no preparo de cada um desses pratos típicos. 

Região Norte

Os estados da região norte são aqueles que têm forte presença dos indígenas até hoje, pois eles ficam na região amazônica. Assim, o ingrediente principal na gastronomia local são os diferentes tipos de peixe, mas sem deixar de lado a presença da mandioca. 

Além disso, as frutas típicas marcam presença nas sobremesas. Com isso, é muito comum quem viaja para a localidade comer: 

  • cupuaçu
  • açaí
  • graviola 
Foto: Reprodução

Região Nordeste

Como todos os estados da região nordeste também são banhados pelo mar, o prato típico é o que conta com a presença dos peixes, mas a gastronomia ainda conta com elementos como: 

  • charque
  • carne-de-sol
  • manteiga de garrafa

A rapadura também é muito comum na região devido a formação dos engenhos de cana-de-açúcar que remontam às épocas da colonização. Ela era usada para servir de alimento para os africanos que tinham vindo para o Brasil. 

No estado da Bahia é possível sentir a presença dos africanos nos pratos que integram a culinária local e ganham um cheiro e um sabor a mais com o azeite de dendê. Por lá é muito comum comer: 

  • acarajé
  • vatapá
  • sarapatel
  • bobó de camarão

Região Centro-Oeste

Assim como toda a gastronomia brasileira, a culinária da região centro-oeste também foi fortemente influenciada pelos imigrantes que por aqui desembarcaram. Sem contar que, a região também recebe influência do Paraguai. 

A força dos pratos locais está na presença de itens que são provenientes da agropecuária local e, ainda, da pesca que é muito comum na região. Assim, quem deseja comer carnes um tanto diferentes como: 

  • Javali
  • Jacaré
  • Capivara

Podem conhecer os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. 

Além das comidas típicas, o Mato Grosso do Sul ainda tem como bebida tradicional o famoso tereré que tem como base a erva-mate só que, diferentemente do chimarrão, ele é gelado e apesar de ser oriundo do Paraguai, caiu no gosto popular chegando até a região oeste do Estado de São Paulo.

Região Sudeste

Sim, a região sudeste assim como todos os outros estados também foi fortemente impactada pela presença dos imigrantes, fato é que a culinária local é rica e muito saborosa. 

Apesar de se destacar na gastronomia brasileira, a feijoada é a principal expoente dessa região.

Foto: Reprodução

São Paulo, por sua vez, é “dono” do famoso cuscuz a paulista que tem o maior destaque em nível nacional, mas a influência dos italianos no estado até hoje está bem presente. Assim é possível comer uma bela pizza. 

Outro estado que integra a região sudeste é o Espírito Santo. 

Nele, a gastronomia tem forte presença de produtos do mar, mas quando o assunto é comida, sem dúvida alguma, Minas Gerais é o estado que mais se destaca, afinal opções gastronômicas não faltam é as mais tradições são: 

  • Pão de Queijo
  • Feijão Tropeiro
  • Tutu de Queijo
  • Queijo
  • Frango com Quiabo
  • Leitoa à Pururuca 

Região Sul

Um prato que também se destaca quando o assunto é gastronomia brasileira, sem dúvida alguma, é o bom e tradicional churrasco gaúcho. 

Ele também está diretamente relacionado com os índios brasileiros, pois nasceu nessas comunidades e foi se espalhando quando os tropeiros passaram a desbravar o Brasil. 

Além do churrasco, o tradicional chimarrão também é mais uma marca do povo gaúcho. Já em Santa Catarina, a culinária local foi fortemente influenciada pelos imigrantes, assim a presença do peixe é muito comum nos pratos e de sobremesa tem as tortas de maçãs. 

No Paraná, o barreado é um prato muito apreciado, pois consiste em uma mistura de diferentes carnes que é preparado em uma panela de barro. 

Conclusão 

A gastronomia brasileira é rica em gostos, cores e cheiros. Em cada estado, é possível comer um prato especial que carrega consigo a tradição na hora de ser feito. 

Seja onde a presença do peixe é mais marcante ou a carne, o que vale é comer bem e viver essa experiência de poder conhecer o Brasil por meio da culinária.