Giro Ipiaú

E a tigresa pôde mais do que o leão – por José Américo Castro


*Por José Américo Castro

Abaixo de Deus, foi feita a vontade do povo. A maioria do eleitorado ipiauense optou por Laryssa Dias, sucessora da prefeita Maria das Graças, cujo grandioso trabalho resultou na maciça transferência de votos. Entretanto, a performance de Laryssa mostrou que ela tem luz própria e não fez do capital político da prefeita Maria, uma “zona de conforto”. Foi à luta, justificou cada voto. Foram 14.370 sufrágios contra 10.674 do seu adversário, uma diferença de 3.706 votos.

Tudo tem seu tempo. É tempo de desarmar os espíritos, recuperar a capacidade de diálogo, respeitar a diversidade, resgatar a disposição de convívio. Pacificar Ipiaú. E a tigresa pôde mais do que o leão. A pombinha voou mais alto que o gavião. Foi mais leve, elevou-se acima do tiroteio, do bombardeio, do canhão.

É grande a responsabilidade de Laryssa Dias perante o povo de Ipiaú que lhe acolheu sem bairrismo e preconceito. Deu-lhe o bom crédito de confiança. Muitos vieram de longe e aqui ficaram, enraizaram, ramificaram, floresceram, frutificaram. Que assim seja com a jovem eleita. A futura prefeita.

A ela e à dona Maria, a atual gestora, é bom lembrar a celebre frase do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Dona Maria tem a responsabilidade com Laryssa e ambas com o povo de Ipiaú. A Laryssa caberá a continuidade de uma ação administrativa que fez a cidade crescer e aparecer. Brilhar.

O filho do vaqueiro, vice-prefeito eleito, Orlando Santos, tem responsabilidade com a ”boiada” que conduz e que lhe fez “cavaleiro de um reino que não tem rei”.

Maria entra na história como a prefeita que fez o maior número de obras públicas em duas gestões consecutivas, obteve o maior índice de aprovação popular e garantiu a eleição de quem lhe sucede. Respeitem-na!

O eleitorado garantiu a manutenção da maioria dos atuais membros da Câmara Municipal de Ipiaú. Nada menos que 10 deles foram reeleitos. Isto prova que fizeram um bom trabalho no decorrer do mandato. A prefeita eleita contará com a bancada majoritária da casa.

Que a Câmara se imponha como poder independente. Não seja intransigente, nem subserviente. Faça o que é certo. De fato e de direito.

Ao contrário de legislaturas anteriores, a atual legislatura, sob a presidência do vereador Robson Moreira, foi harmônica e não criou dificuldades para a gestão da prefeita Maria das Graças. A bancada oposicionista tem cumprido o papel que recomenda os princípios elementares da democracia. É necessário um contraponto.

Quem me dera uma carona no Volkswagen blue, mas me contento em viajar no fusquinha cor de rosa. “Pink Eleven”. Relevem o meu jeito de ser e escrever.