A Prefeitura de Ibirataia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a SecultBA, Superintendência Territorial de Cultura (SEDECULT), e Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC), contando também com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC), realizou na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, a formação para elaboração de projetos voltada aos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-BA) 2024.
O evento, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal, foi conduzido por André Bonfim, representante territorial da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), com o objetivo de capacitar os agentes culturais locais para a elaboração de projetos que possam concorrer aos editais lançados pelo Estado e os que serão lançados pelo Municipio.
Essa iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre a SECULT e seus Representantes Territoriais de Cultura (RTCs), visando preparar os agentes culturais dos municípios para que estejam aptos a participar de forma eficiente dos processos seletivos da PNAB. A formação oferecida em Ibirataia busca garantir que diferentes setores culturais, desde o artesanato até a música, passando pela literatura, teatro, dança, capoeira, coletivos e associações culturais, audiovisual e fotografia, tenham suas oportunidades de desenvolvimento ampliadas.
Durante a capacitação, André Bonfim destacou a importância da formação técnica e do conhecimento dos editais para que os agentes culturais possam não apenas concorrer, mas também desenvolver projetos consistentes e sustentáveis. “Nosso objetivo é garantir que todas as áreas culturais possam crescer e se desenvolver de forma estruturada, garantindo que os recursos da PNAB cheguem de forma democrática e eficaz a todos os segmentos da sociedade”, afirmou Bonfim.
Além de orientar sobre a elaboração de editais, a formação trouxe uma visão estratégica para os agentes culturais, destacando a importância da acessibilidade, paridade de gênero e raça, garantindo inclusão e diversidade nas propostas culturais que venham a ser submetidas.
Com a presença de representantes de diferentes setores culturais da cidade, a primeira formação foi considerada um sucesso pelos participantes. “Esta é uma grande oportunidade para nós, artistas e agentes culturais, entendermos melhor como funcionam os editais e como podemos organizar nossos projetos de maneira mais profissional”, comentou um dos presentes.
A primeira formação realizada em Ibirataia, articulada pela Câmara Técnica de Cultura do Território Médio Rio das Contas, marca o início de um circuito de oficinas que serão promovidas nos municípios que integram o TMRC. Com foco na descentralização, essa iniciativa busca garantir que agentes culturais de todas as regiões tenham acesso às capacitações, fortalecendo a diversidade cultural e a participação de diferentes localidades nos editais da PNAB-BA 2024.
Com essa iniciativa, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ibirataia reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura local e regional, buscando garantir que a riqueza cultural do município seja valorizada e preservada através de políticas públicas inclusivas e eficazes.