Giro Ipiaú

Pep Guardiola evita definir futuro no Manchester City e exalta relação com Txiki Begiristain

Foto: Terry Kearney/Flickr

Pep Guardiola é considerado um dos maiores treinadores do mundo. O espanhol montou um dos melhores times do Barcelona de todos os tempos, obteve sucesso no Bayern de Munique e aceitou o desafio de comandar o Manchester City.

No time inglês, acumula diversos títulos e feitos, coroado com a tão sonhada Champions League que o clube buscava. Porém, o seu contrato vai até o meio de 2025, e o comandante ainda não renovou.

Os próximos passos do técnico espanhol geram especulações no futebol europeu, e com o futuro incerto de Guardiola, muitos torcedores buscam as opções oferecidas pela LuvaBet Brasil para as próximas temporadas. Ao fazer suas apostas, jogue com responsabilidade.

 

Guardiola se esquiva de perguntas sobre renovação e lamenta saída de amigo

 

O treinador Pep Guardiola não confirmou se permanecerá ou deixará o Manchester City ao término do contrato atual. No entanto, a saída de um amigo próximo pode pesar nessa decisão: o diretor de futebol Txiki Begiristain, sobre quem Guardiola comentou recentemente.

“Uma parte de mim está indo embora. Ele é um amigo meu e também um dos arquitetos para criar um dos melhores times de todos os tempos no Barcelona e agora aqui no Manchester City. Sabia da decisão há muito tempo. Pessoalmente, ele fará falta pela confiança (que tinha nele), principalmente nos momentos ruins, quando falava para que eu tivesse um equilíbrio incrível no meu trabalho”, disse o espanhol.

Quando questionado se a saída do amigo influenciaria sua decisão de renovar ou não, Guardiola evitou responder diretamente. No entanto, ressaltou que, quando tomar uma decisão, informará a todos e que o Manchester City não estabeleceu um prazo para isso.

“Claro, mas tenho certeza de que o clube tem opções quando Pep vai embora. Mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer e eles têm que se preparar. Não será uma surpresa. Quero estar realmente convencido de que é o melhor para o clube. Não vou atrasar nenhuma ação pensando que será um problema para o clube”, completou.

No Manchester City desde a temporada 2016/17, são 486 jogos, com 353 vitórias (73%), 70 empates (14%) e apenas 63 derrotas (13%). Além disso, anotou 1196 gols e sofreu 401.

O treinador já conquistou pelo clube os seguintes títulos:

  • 6 Premier Leagues
  • 2 Copas da Inglaterra
  • 3 Supercopas da Inglaterra
  • 4 Copas da Liga
  • 1 Champions League
  • 1 Mundial de Clubes

Manchester City se prepara para perder Guardiola

 

Apesar de desejar a renovação, o Manchester City se prepara para uma possível saída de Pep Guardiola e já considera dois nomes caso o espanhol realmente não permaneça.

Segundo o jornal The Athletic, o favorito é o técnico do Sporting, Ruben Amorim, que possui ótima relação com o novo diretor de futebol, Hugo Viana, com quem trabalhou no próprio Sporting desde 2020.

Além dele, a fonte aponta que o plano B pode ser Xabi Alonso. O ex-jogador e atual treinador obteve grande sucesso no Bayer Leverkusen em 2023/24, conquistando a Copa da Alemanha e a Bundesliga.

A tendência é que Pep Guardiola defina sua situação no início de 2025, com a expectativa de aceitar uma renovação por mais um ano ou buscar um novo desafio.