Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, uma comitiva de Agentes de Saúde de Ipiaú, representada pela coordenadora da Subsede Sindical de Ipiaú, Mônica Souza, e pelos diretores Cléber Santos Lima, Carine Araújo e Geneilton Santos Lima, estiveram em Brasília para defender direitos trabalhistas da categoria. A delegação, que inclui representantes do SIND-ACS/ACE de Jequié e Região, atendeu a uma convocação da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (CONACS).
As principais pautas do movimento foram a regulamentação da Aposentadoria Especial, prevista na Emenda Constitucional 120, e a insalubridade em grau máximo, reivindicada em 40% sobre o salário base dos trabalhadores. Entre as demandas, a aposentadoria especial ocupa um papel central, atrás apenas da proposta que assegura três salários mínimos como piso para a categoria, seguida pela PEC 18, que prevê a insalubridade em grau máximo.
“Somos uma categoria unida, que luta com muita determinação por nossos direitos, fortalecendo nossa voz e nossa presença”, afirmou Mônica Souza, coordenadora da Subsede Sindical de Ipiaú. A mobilização reafirma o compromisso dos agentes de saúde de toda a região em buscar melhorias e reconhecimento para a profissão, essencial para a saúde pública e o bem-estar das comunidades.