Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

IPIAÚ CELEBRA 91 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Foto: Jailton Farias

E lá se vão nove décadas de emancipação política e outras tantas de existência como lugar no planeta. Ipiaú com sua gente, casas, causos e rios, é a grande aniversariante desta segunda-feira, 2 de dezembro. É uma cidade bonita, progressista, mas necessitada de muito mais. É necessário continuar crescendo, vencendo desafios, redescobrindo-se. É necessário resgatar o que temos de direito. O antigo prédio do Rio Novo Tênis Clube, patrimônio da nossa gente, não pode ser sacrificado pela ganância da especulação e da armação de quem não respeita a cultura local. É um desafio a ser vencido. No histórico imóvel pode ser implantado um grandioso Centro de Cultura. Ipiaú espera! Que as autoridades abracem este legado. Feliz Aniversário Ipiaú.

ELEIÇÕES NA CÂMARA

Três vereadores reeleitos anunciaram pretensão de disputar a eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipiaú que acontece no dia 1º de janeiro de 2025, momentos antes da posse da prefeita eleita Laryssa Dias. A votação será aberta, mantendo assim o principio de transparência que a casa vem adotando nas ultimas décadas. Andrea Novaes, Edson Marques e Naciel Ramos se movimentam nos bastidores em busca do apoio dos seus pares. Muitos acreditam que a interferência da gestão municipal pode ser decisiva no resultado do processo. As últimas eleições revelaram surpresas que contrariaram a vontade do governo. O importante é que, acima de tudo, a democracia prevaleça. Todos os três concorrentes tem competência suficiente para o exercício do cargo.

A ARTE DE MOISÉS MELO

Ipiaú continua produzindo talentos para o mundo artístico. Muitos deles por falta de oportunidade ficam no anonimato até que alguém venha descobri-los. Daí em diante é necessário o incentivo para fazê-los crescer e aparecer. Assim acontece com o jovem Moisés dos Santos Oliveira, 18 anos, aluno da primeira série do ensino médio do Colégio Aprovado. Influenciado pelo anime japonês, sobretudo pela serie de mangá Cavaleiros do Zodiaco, o artista ipiauense começou a confeccionar bonecos que foram ganhando estilo próprio e dimensões cada vez maiores.

Moisés também se dedicou à confecção de armaduras com modelo medieval. Os figurinos ganham movimento ao serem vestidos e animam eventos no colégio. Incentivado pelos professores e pelo funcionário, Jack, o jovem artista do Aprovado, já aplicou algumas oficinas que certamente resultaram em multiplicadores da sua bela arte. Moisés realiza uma obra em um período de até dois dias. Planeja os detalhes e vai para a montagem, depois o aperfeiçoamento. Trazendo para realidade todos os personagens que povoam sua mente criativa.

MOISÉS NO YOUTUBE
Moisés tem na rede social Youtube o canal Melo Play Arts (veja aqui) que já conta com 3.228 seguidores e uma forte tendência de ampliação. É o público virtual descobrindo o talento do rapaz que sonha em ingressar na indústria cinematográfica para realizar filme emocionantes com o estilo que vem lhe tornando grande no mundo do anime. Além de artista talentoso, Moisés Melo é atleta. Praticando o Karaté Shotokan ele já conquistou 12 medalhas e o titulo maior de algumas competições. É faixa roxa e aluno do professor Ney. Filho do eletricista Jonas Emanoel, aposentado da Coelba, e de dona Luciane Melo, Moisés é arte, é cultura, é Ipiaú na sua melhor expressão.


O 8º Festival de Cinema Baiano (FECIBA) aconteceu no período de 17 a 20 de novembro no Teatro Municipal de Ilhéus, atraindo um público de mais de 2.800 pessoas. Com o tema “A esperança é uma flecha de fogo”, o evento promovido pela empresa Voo Audiovisual, trouxe diversidade de produções audiovisuais e debates sobre temas urgentes para o setor. Quase 200 filmes foram inscritos por cineastas de diversos territórios baianos. A Mostra Competitiva de Curtas Metragens premiou oito filmes. O melhor curta-metragem eleito pelo júri popular foi “O tempo das coisas”, de Lara Beck, da cidade de Teolândia.

Edson Bastos, produtor executivo do Feciba, informou que o desafio de produzir o evento foi cumprido com muita garra por uma equipe competente e com apoiadores sensíveis à cultura. “Esta 8ª edição superou nossas expectativas e provou a importância da continuidade deste evento na cidade de Ilhéus”, destacou o produtor. Em abril do próximo ano acontecerá em Ipiaú o 4º Circuito Cine Éden, que sediará o Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia em abril de 2025.

EQUIPE DE PRODUÇÃO
Dentre os integrantes da valorosa equipe de produção da Voo Audiovisual estão os ipiauenses Edson Bastos (Produtor Executivo e Diretor Artístico), Henrique Filho (Coordenador Geral), Cristiane Santana (Coodenadora de Produção), Elis Matos (Coordenadora de Formação), Roberta Gonçalves (Assistente de Produção) e Marcus Guimarães (Registro Audiovisual e Bilheteria).

NOVO LIVRO DE LUZIANE
“EU NÃO SOU F23”, este é o titulo do novo livro da escritora Luziane Souza Pereira, que, ao longo da sua trajetória, tem dado uma contribuição literária de grande relevância temática e impacto, destacando-se pela originalidade e profundidade com que aborda questões de identidade, resistência e individualidade. A escrita da autora é envolvente e intensa, capaz de conduzir o leitor por uma jornada de autoconhecimento e transformação, ao mesmo tempo em que desafia convenções sociais e narrativas padronizadas. “EU NÃO SOU F23”, traz à tona reflexões sobre a condição humana, a construção de identidades e os desafios de se afirmar em um mundo que frequentemente impõe rótulos e limitações. Luziane Souza Pereira é natural da zona rural de Ibirataia.

ROKXGENIO
Veteranos do pop rock ipiauense, formaram uma nova banda musical. “Rokxigenio”, com Celso Rommel (guitarra e voz), Edmilson Sussa (baixo), Zé Tanaz (bateria) e João Kleber Motta (percussão), une a interpretação de grandes clássicos do estilo com educação ambiental de preservação da natureza. A banda já se apresentou na Estação do Chopp, em Ipiaú, e na Loja Maçônica Justiça e Trabalho, em Ubaitaba. No próximo dia 30 o espetáculo será no Estádio Fontourão, em Itagibá. No dia 3 de dezembro o concerto acontece em Cruz das Almas, no auditório da UFRB, durante o 2º Congresso de Potencialidades da Jaca. Em cada apresentação o músico e ambientalista João Kleber brinda o público com mudas de essências florestais nativas da Mata Atlântica, dando assim a sua contribuição para a oxigenização do planeta.

CANTATA NA SETE
Com ritmos nacionais o Coral do Projeto de Musicalização e Arte (PROMART) da Igreja Batista Sete de Setembro apresenta neste domingo, 8 de dezembro, a cantata “NATAL BRASILEIRO”. O evento tem inicio às 19 horas, no templo da sete, contando com a participação de 30 vozes, sob a regência do maestro Mezac Gomes, No repertório as canções: Ciranda de Maria, A Viagem, O Forró dos Anjos, Baião dos Sertanejos e Natal Brasileiro.

LELÊ DA FRUTA
Maria Helena Santos Borges, a popular Lelê, é uma tradicional personagem da Feira Livre de Ipiaú. Ela atua no ramo desde criança. Vendeu mercadorias na antiga Feirinha e na Feira da Praça Salvador da Matta e agora negocia seus produtos, frutas e verduras, no Centro de Abastecimento José Motta Fernandes. Reside na Fazenda do Povo e tem estilo alegre e cativante. Seu carisma é um atrativo da freguesia que cresce a cada dia e também se delicia com o bom humor.

NARA AMARAL PREMIADA
Aconteceu no último fim de semana no Parque Glória Maria, Rio de Janeiro (RJ), a 2ª edição do Festival Gastronomia Preta. O evento criado pelo pesquisador e professor do Departamento de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Breno Cruz, tem objetivo de exaltar os profissionais negros do setor de alimentos e bebidas no Brasil, dando visibilidade à toda a cadeia: desde auxiliares de cozinha e garçons até chefs consagrados. Dentre os profissionais baianos que chegaram à final do concurso, destacou-se a chef Nara Amaral, filha do saudoso locutor Zezito Amaral que por muitos anos esteve à frente do serviço de auto falante A VOZ DA CIDADE. Nara Amaral administra o restaurante Di Janela Gastronomia, no bairro da Saúde, em Salvador, e conquistou o prêmio principal na categoria Chef Na Mídia. É mais um motivo de honra para Ipiaú, onde ela morou por um bom tempo. Ao comentar o bom feito, Nara disse: “Seguimos cozinhando, resistindo e encantando, sempre conectados com nossas origens”.

TURISMO
O empresário Zé do Chaplin mantém o refinamento e o bem gosto de viver. Recentemente ele esteve em um tur pela América Central curtindo as belezas do Mar do Caribe e Oceano Pacífico, a culinária, o povo e a arquitetura das cidades de Cuba e Panamá. Neste último país ele conheceu o famoso canal que é uma das maiores obras de engenharia do mundo e tem grande importância econômica e turística. O canal do Panamá permite a interligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, possibilita aos navios percorrerem em questão de horas um caminho que levaria semanas, o que gera uma grande economia não só de tempo, mas também financeira. Em Cuba, Zé vivenciou a cultura local, interagiu com a população, contemplou monumentos históricos. Nesta viagem de lazer e conhecimento ele esteve acompanhado da sua esposa Mirian, talentosa arquiteta, e a amiga Nelma. A turma visitou diversas localidades da ilha. Havana, Pinar del Rio, Cienfuegos, Trindad, Varadeiro e o ilheu da Cayo Blanco, estiveram no roteiro.

ERIVELTO NA JORNADA COSMICA
Seguiu viagem. Deixou a matéria para navegar na eternidade, agora é só espiritualidade, até um dia retomar a um corpo fisico. Por enquanto fica seu legado, seu recado de poesias, sensibilidade, harmonia, musicalidade. José Erivelto, era muito mais que um agrimessor, um agente de portaria. Era um talentoso instrumentista, compositor, fazedor de cultura, artista. Incentivava, apoiava, participava quando podia. Sua morte súbita, no dia 26 de novembro, surpreendeu a todos. E todos reconhecem a sua grandeza, alicerçada na simplicidade. Erivelo Arab era gente muito boa e deixou uma bonita obra. Em 2001, gravou, em Salvador, o CD Convocação, com excelentes musicais autorais. Agora recebeu a convocação do destino e foi para o infinito.

A DESPEDIDA DO SERESTEIRO
O artista seresteiro Valtinho Ribeiro se despediu da vida material na quinta-feira passada, 22 de novembro, em Ubatã, onde residia. Sua morte decorreu de um ataque cardíaco. Ele sai da vida e entra na história. Sua voz será sempre lembrada por todos que tiveram a oportunidade de ouvi-la em tantas noites de boemia. Era também instrumentista, tecladista de primeira linha, bom guitarrista. Animou inúmeros bailes em toda a região, sendo muito aplaudido pela platéia dançante. Sabe Deus se um dia a boemia lhe terá de regresso.