Giro Ipiaú

A cultura e a história de Ipiaú honradas na homenagem a José Américo Castro

José Américo Castro durante solenidade
*Por Wilson Midlej

Uma justa e sincera homenagem foi prestada na tarde/noite do último domingo, 1º de dezembro, pela comunidade de Ipiaú ao jornalista, poeta, escritor e memorialista, José Américo da Matta Castro, uma das personalidades que mais tem engrandecido a história contemporânea de Ipiaú pela sua ética profissional e multiplicidade cultural.

Foto: Divulgação

O evento no Salão do Plenário da Câmara Municipal ganhou conotação apoteótica e contou com a presença da prefeita eleita Laryssa Dias, dentre outras autoridades, além de parentes amigos e admiradores do homenageado que visivelmente emocionado expressou sua gratidão a todos que ali estavam ou acompanhavam pelo youtube.

A homenagem foi organizada por um grupo de educadores e se desenvolveu com pronunciamentos de reconhecimento ao trabalho e o jeito de ser de José Américo, assim apresentações de musica, poesia e literatura. Na oportunidade foi lançado o livro contendo 155 textos de pessoas que testemunham a trajetória dessa criatura que tanto ama sua cidade e é muita amada pelo seu povo.

Homenagem ocorreu no salão da Câmara

A obra “Cartas para Jose Américo da Matta Castro”, foi organizada por Elenilda Alves Brandão, Vera Pestana, Deraldo Cerqueira, Etiene Paulo Dias, Harlle Silva Costa, Jademilson Borges Ventura e Janaira Cecilia Ferreira. A mesma equipe cuidou da organização da cerimônia que se estendeu até a Praça Alberto Pinto onde num telão o ato era transmitido, atendendo assim ao público que não pode se acomodar no interior do salão do plenário da Câmara, o qual se encontrava completamente lotado.

Em mensagem veiculada em sua página no Instagram e lida durante a solenidade na Câmara a prefeita Maria das Graças escreveu: “ José Américo tem o dom de transformar fatos em historia que tocam o coração das pessoas. Esta homenagem nos 91 anos de Ipiaú é mais do que justa. Pela sua dedicação à família ipiauense e ao oficio que exerce , nosso reconhecimento e gratidão”.

Foto: Divulgação

No seu pronunciamento, José Américo expressou a imensa satisfação por momento tão especial e a sua gratidão à equipe organizadora da homenagem. Disse do seu amor por Ipiaú, da importância da preservação do prédio do Rio Novo Tênis Clube e a sua transformação como espaço cultural do município, além do seu resgate das mãos de quem busca apodara-lo pela ganância e falta de conhecimento do sentimento de pertence da comunidade ipiauense por um dos seus mais importantes patrimônios.

Concluindo sua fala, o homenageado trouxe os seguintes versos de uma celebre canção de Geraldo Vandré: “O que sou nunca escondi. Vantagem nunca contei. Muita luta já perdi, muita esperança gastei. Até medo já senti e não foi pouquinho não. Mas, fugir nunca fugi, nunca abandonei meu chão”.