A população rural da Bahia é maior que a população urbana em 128 das 417 cidades baianas, o equivalente a mais de 30% dos municípios. Os números obtidos pelo Bahia Notícias por meio do estudo “Malha de Setores Censitários Definitivos” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro deste ano, demonstram que pouco mais de 2 a cada 10 baianos vivem em zonas rurais em seus respectivos municípios, no entanto, em algumas cidades esse número chega a 7 a cada 10.
O Bahia Notícias calculou a proporção habitacional de todos os 414 municípios baianos que possuem comunidades rurais. Neste cenário, 10 municípios se destacaram por possuir a maior porcentagem de população rural da Bahia, são eles: Brejolândia, Mirante, Érico Cardoso, Dom Basílio, Santanópolis, Lamarão, Anagé, Ipecaetá, Monte Santo e Tremedal. Todas essas cidades possuem mais de 70% da população vivendo na zona rural.
Em Brejolândia, na região oeste do Brasil, quase 80% da população, exatamente 78,69%, vivem na zona rural. Em números absolutos, o município possui 9.108 mil habitantes e 7.167 deles vivem na área rural. Localizada na Bacia do Rio Corrente, a cidade de Brejolândia possui 2.247,208 km² e apenas 1,77 km². O PIB per capita, resultado da divisão do valor dos bens e serviços produzidos pela entidade federativa (PIB) e o número de habitantes, chega a R$ 11.827,72. *Com informações do Bahia Notícias