O ano de 2024 foi marcado por eventos culturais e avanços tecnológicos que impactaram a sociedade brasileira de diversas formas. No entanto, a saúde mental ganhou destaque, e “ansiedade” foi escolhida como a palavra do ano por 22% dos brasileiros, conforme pesquisa do Instituto de Pesquisa Ideia em parceria com a Cause e o aplicativo PiniOn.
Outros termos que também se destacaram foram “resiliência” (21%), “inteligência artificial” (20%), “incerteza” (20%) e “extremismo” (4%).
A pesquisa “Palavra do Ano”, em sua nona edição, foi realizada em duas etapas: inicialmente, especialistas em comunicação e ciências sociais selecionaram cinco palavras que representassem os principais temas de 2024. Na sequência, esses termos foram submetidos a uma pesquisa quantitativa com 1.538 brasileiros de todas as regiões, com amostragem baseada no Censo 2022 e na PNAD Contínua de 2024.
O destaque da ansiedade reflete o aumento da discussão pública sobre saúde mental, que segue como um tema prioritário para a sociedade.