Moradores de várias localidades de Ipiaú enfrentam dificuldades com a falta de abastecimento de água desde a última quarta-feira (11). As reclamações se intensificaram nesta quinta e sexta-feira, com relatos de que, em alguns bairros, o fornecimento foi interrompido por mais de dois dias.
“Descaso da Embasa de deixar a gente sem água. Tenho ponto comercial aqui na Lauro de Freitas, estamos sem água desde ontem (quarta-feira). O bairro Aloísio Conrado tem dois dias sem água. Absurdo isso! Eles (Embasa) não emitem nenhuma notificação para as pessoas racionarem”, desabafou uma moradora.
Procurado pela reportagem do GIRO, o diretor da Embasa em Ipiaú, Uallace Oliveira, esclareceu que a interrupção no abastecimento ocorreu devido a uma queda de energia na captação na madrugada de quinta-feira (12). Segundo ele, o sistema já está em processo de normalização.
“No caso da Lauro de Freitas, houve um vazamento de rede e a equipe está atuando para corrigir o problema. O abastecimento foi interrompido momentaneamente para a realização do reparo”, explicou.
Uallace destacou ainda a importância de estabelecimentos comerciais e residências terem uma reserva mínima para atender à demanda de consumo por pelo menos 48 horas. Ele lembrou que os pontos mais altos da cidade podem enfrentar um tempo maior para regularização do fornecimento de água.
“Em caso de dúvida sobre o volume de reservação adequado, a equipe técnica da Embasa está à disposição para esclarecimentos”, concluiu o diretor.
A situação tem gerado transtornos, principalmente para moradores e comerciantes que dependem diretamente do abastecimento. Enquanto aguardam a normalização, muitos apelam por mais agilidade e comunicação por parte da Embasa em situações como essa.