DONA DERLY CHEGA AOS 100 ANOS COM UMA BELA HISTÓRIA
No dia 2 de dezembro de 2024, data em que Ipiaú comemorou 91 anos de emancipação política, dona Maria Derly dos Santos Moura, celebrou o seu centésimo aniversário de existência. Um século, uma vida em prodigalidade, uma história que se confunde com a própria história oficial do município, um exemplo de honradez, trabalho, dedicação e amor. Durante mais de três décadas ela prestou serviços à Prefeitura municipal de Ipiaú, no cargo de Auxiliar Administrativo. Atuou nas gestões dos prefeitos José Borges de Barros, Sandoval Alcântara, Pedro Caetano, José Muniz Ferreira, Salvador da Matta, José Motta Fernandes, Euclides Neto e Hildebrando Nunes Rezende. Acompanhou passo a passo o desenvolvimento da cidade, testemunhou atos e fatos históricos, Manteve-se constante no cumprimento dos seus deveres. Soube ser discreta, paciente e perseverante.
Depois de 75 anos residindo em Ipiaú, foi morar em Salvador pra ficar mais próxima das suas filhas e outros descendentes, mas não se desfez da sua casa próxima ao antigo Ginásio de Rio Novo. Na capital baiana chegou aos 100 anos de vida. O sublime momento veio a ser celebrado com grande alegria e amor. Como boa católica, a aniversariante expressou gratidão a Deus por tanta longevidade. Mostrou-se feliz, na certeza da missão cumprida. Saudável e lúcida, dona Derly gosta de jogar palavras cruzadas e assim expandir o seu vocabulário. Exerce o talento artístico com pinturas em tecidos e no artesanato, reaproveitando retalhos. Com a técnica do fuxico forma a belas peças. Multicoloridas colchas, toalhas, etç. Aproveita o tempo da melhor maneira possível.
A descendência de dona Darly se estende em 5 filhos (Maria José, Maria das Graças, Antônia, José Moura Junior e Carlos Moura), 17 netos e 10 bisnetos. Boa parte deles esteve presente no centésimo aniversário do nascimento da matriarca que é natural de Ipiaú e merece, com todos os méritos, uma homenagem especial por parte do município.
PRONTO PRA SER LANÇADO
Viabilizado pela Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), o livro “PERSONAGENS DE IPIAÚ – Os folclóricos e outras figuras”, já foi impresso e está pronto pra ser lançado. Isto, porém, deverá ocorrer no próximo mês de janeiro do ano de 2025. A obra traz crônicas biográficas numa narrativa leve, poética e bem humorada. Grande parte dos textos está ilustrada com caricaturas, charges e fotografias dos personagens em foco. Os primeiros lançamentos ocorrerão em Salvador e Ipiaú, seguindo de outras cidades baianas, em especial nas feiras literárias. A impressão foi feita pela Empresa Gráfica da Bahia (EGBA). O livro resulta de um longo trabalho de pesquisa junto à população ipiauense, convertendo-se num resgate cultural, antropológico e histórico, Vale a pena esperar.
IPIAUENSE NA CÂMARA DE NANUQUE/MG
Lualga Lopes Miranda, natural de Ipiaú e filha de Júlio César Miranda e Isabel Lopes Miranda, foi eleita vereadora em Nanuque, Minas Gerais, pelo partido MDB. Em sua primeira disputa eleitoral, Lualga conquistou 550 votos, destacando-se como uma liderança emergente no município mineiro. Com uma trajetória marcada pelo trabalho à frente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, onde atuou por mais de sete anos, ela construiu uma sólida base de apoio, que foi determinante para sua entrada na política. A ipiauense agora leva suas raízes e sua experiência para o legislativo de Nanuque, prometendo representar com determinação os interesses da população.
SETE ANOS DO ACHADINHOS IPIAÚ
O Instagram Achadinhos Ipiaú comemorou, no último dia 12 de dezembro, sete anos de existência. Sob o comando de Natune Tuane, e do seu esposo Diego Oliveira, o Achadinhos se aproxima da expressiva marca de 40 mil seguidores. Com alegria e carisma, Tuane se destacou como uma das maiores influenciadoras digitais da região no segmento de compras e promoções. O sucesso do Achadinhos Ipiaú vai além dos números: ele é uma verdadeira vitrine de oportunidades para os moradores, apresentando produtos, ofertas e descontos de forma criativa e envolvente, oferecendo uma ampla seleção de produtos, incluindo roupas, acessórios, eletrônicos e itens para casa, permitindo que os seguidores descubram verdadeiros “achadinhos” sem sair de Ipiaú. Além disso, o conteúdo é pensado para oferecer uma experiência interativa e inspiradora, fortalecendo o vínculo com o público.
NIVER DE ERLÂNDIA
No dia 18 de dezembro deste ano de 2024, a Secretária de Educação de Ipiaú, Erlandia Souza, inicio um novo ciclo da sua existência. Junto a queridos amigos ela comemorou o aniversario, esbanjando simpatia e fé em Deus. A exemplo de toda sargitariana que se preza, Erlandia tem espírito livre e costuma ser muito entusiasmada pela vida.
ESPELHOS DE RAPATIÇÃO
O Cine Clube da Cacuip (Casa da Cultura de Ipiaú) apresenta neste sábado, 21, e domingo, 22, no Casarão de Zé Américo, o documentário “Espelhos de Rapatição – Um Olhar Sobre a Cultura e Resistência em Ipiaú”. Trata-se de uma produção independente do poeta e cineasta Davi Damásio. O filme aborda questões cruciais, como a luta pela criação e manutenção de espaços culturais, a importância da preservação de patrimônios históricos e artísticos, e seus impactos na vida pública. Além disso, ele também destaca as transformações positivas e os avanços que têm ocorrido na cena cultural da cidade.
O jovem diretor utiliza uma narrativa poética e documental para trazer à tona vozes da resistência cultural. O curta apresenta entrevistas e paisagens icônicas da cidade, além de histórias de luta e superação dos artistas locais. Ipiaú é uma cidade com um vasto potencial cultural, mas também com desafios que atravessam gerações. É nesse contexto que nasce Espelhos de Rapatição. A obra reflete a força da produção cultural local e os desafios enfrentados por seus artistas para desenvolver e preservar a arte na região. “Este filme é um convite para refletirmos sobre a cultura como um espelho da nossa identidade e como ela pode transformar realidades,” comenta o diretor.
CACAU NOVAMENTE NA SÃO SILVESTRE
O atleta ipiauense Rosenildo Santos de Oliveira, popularmente conhecido como “Cacau do ACM”, voltará a participar da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre que em sua 99ª edição será realizada no próximo dia 31 de dezembro, com largada na Avenida Paulista, entre as ruas Frei Caneca e Augusta. A prova terá 15 km de percurso. Será a segunda vez que Cacau participa da prova. No ano passado, competindo no pelotão oficial, ele cobriu o percurso num tempo de 01h28min, agora pretende reduzir o tempo para 01h15min, Com esse foco vem treinando diariamente, há cinco meses consecutivos . Nesse período participu de algumas competições na Bahia.
PEDREIRO É HOMENAGEADO COM NOME DE PRAÇA NO ACM
A nova e derradeira praça inaugurada pela prefeita Maria das Graças em Ipiaú, localiza-se no Bairro ACM e recebeu o nome de Carlito Matias de Jesus, falecido em 2021, com a idade de 73 anos. Ele era pedreiro/chefe de obra e foi agente comunitário por muitos anos. O logradouro conta com diversos equipamentos de lazer e sociabilidade, estendendo-se sobre o canal de macro-drenagem que antes corria a céu aberto. A denominação atende a proposta da prefeita de homenagear pessoas simples e trabalhadoras. Essa tendência já foi verificada em outras obras públicas.
Carlito Matias era patriarca de uma tradicional família do bairro. Do seu casamento com dona Evanilda Matias de Jesus (Nilda) nasceram cinco filhos que lhes deram nove netos e dois bisnetos. A exemplo de seu Carlito, toda a família congrega na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Dona Nilda que se propõe a ser guardiã da praça, foi a primeira presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Antônio Carlos Magalhães (AMCHAC).
WESLEY FAUSTINO PREPARA SEU PRIMEIRO LIVRO
O livro “Causos imaginários e histórias que o vento não leva”, em pré-edição é o primeiro livro a ser lançado do ubatense Wesley Faustino. Os contos que fazem parte da obra transportam o leitor a uma jornada leve e divertida pelos bastidores do cotidiano da fictícia cidade de Tabocas. Nesse espaço realidade e imaginação encontram-se e entrelaçam-se, permeadas pelo humor característico das tradições populares do interior. O livro reúne histórias inspiradas em causos típicos da vida interiorana, aquelas narrativas que surgem espontaneamente nas conversas entre amigos, no balcão da venda ou na mesa do bar, e que, com o tempo, adquirem vida própria. Algumas dessas histórias têm origem em fatos verídicos; outras, porém, brotam da criatividade e do espírito cômico que definem a identidade cultural do povo brasileiro. O elemento comum a todas as narrativas é a capacidade de capturar, com graça e perspicácia, as nuances e peculiaridades das experiências humanas.
Em Tabocas, o extraordinário encontra refúgio no aparentemente comum. Entre os episódios destacados estão o de um vereador que, em pleno almoço comemorativo, perde a presidência, e o de um fiel que transforma uma simples latinha de refrigerante em ferramenta para disfarçar seus pecados. Esses e outros personagens, ricos em contradições e humanidade, compõem um panorama cômico e afetuoso da cultura popular, demonstrando o olhar atento do autor para os detalhes que tornam cada história singular. O autor também está pesquisando e escrevendo sobre a criação e história política administrativa de Ubatã. Wesley Faustino é pesquisador, historiador, escritor, host do PodCastdoChefe, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã.
PARA DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES
Volto a dizer que a Praça Rui Barbosa ficou muito bonita, deslumbrante, com a ornamentação natalina. Milhares de micro-lâmpadas, estrelas, guirlandas, presépio, castelo cor de rosa, musicais, espetáculos cênicos… Mas não posso deixar de dizer que tudo isso foi antecedido de muito trabalho por parte de uma equipe de operários, pela criatividade e coordenação da decoradora Sunelma Calhau. Foram meses de planejamento, semanas de labuta, neurônios a mil. Sunelma chegou junto em todos os momentos, fez sua parte, assim como o eletricista Dinho e outros companheiros. Mesmo que os méritos sejam colhidos por outros, até empresas, é preciso lembrar desse time de trabalhadores, registrar a importância deles no processo.
AS POTENCIALIDADES DA JACA
Aconteceu em Cruz das Almas-BA, dias 3 e 4 de dezembro deste ano, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal do Recôncavo Baiano(UFRB), o II º Congresso A Jaca e suas Potencialidades (CONJASP). Objetivando a promoção da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, o combate às mudanças climáticas e a melhoria da qualidade de vida da população, mediante a difusão e capacitação para o aproveitamento da jaca e seus produtos na alimentação humana, o evento teve em sua comissão organizadora representantes da Embrapa, UFRB, prefeituras de Conceição do Almeida e Muritiba, dentre outros municípios do recôncavo baiano, e entidades ambientalistas da região. Nada menos que 264 pessoas provenientes, de 13 Territórios de Identidade da Bahia e 23 Bacias Hidrográficas de 11 estados brasileiros garantiram inscrição nessa segunda edição do CONJASP que se desenvolveu com base nos princípios da agroecologia em sintonia com os aspectos fundamentais da Bioeconomia e da Agricultura Regenerativa. A palestra de abertura do congresso, foi proferida pelo ambientalista Emídio Neto, do PAPAMEL. Bom mencionar que a primeira edição desse congresso aconteceu em Ipiaú, no ano passado.
*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro