Giro Ipiaú

Morre aos 102 anos a professora Italva Myrthes Bittencourt

Foto: Arquivo Familiar

Com a idade de 102 anos faleceu na madrugada desta terça-feira, 31 de dezembro de 2024, a professora Italva Myrthes Bittencourt Bastos, uma das mais importantes referências do processo educacional no município de Ipiaú.

O óbito, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, aconteceu na Clinica São Roque onde ela estava internada há 36 dias, boa parte dos quais na UTI desta unidade hospitalar. O corpo está sendo velado na Loja Maçônica Fraternidade Rio Novense e o sepultamento será às 16 horas no Cemitério Velho.

Professora Italva deixa três filhos (Elinalva, Antonio Virgilio e Carlos Roque), quatro netos e seis bisnetos. Era natural de Varzedo, quando distrito de Santo Antônio de Jesus, sendo filha da lendária professora Celestina Bittencourt e de Virgílio de Souza Bittencourt.

Foto: Arquivo Familiar

Formou-se em magistério em 1941 no Instituto Normal da Bahia, hoje ICEIA- Instituto Isaías Alves, em Salvador (BA) e iniciou sua trajetória profissional em 1944, ao ser nomeada professora municipal em Ipiaú, regente da Escola Castro Alves. Fez parte do primeiro Corpo Docente do Ginásio de Rio Novo, pioneiro do ensino secundarista em Ipiaú.

Exerceu vários cargos em estabelecimentos da rede pública e privada e no ano de ano de 1972 teve o mérito de ter sido aprovada em primeiro lugar no vestibular do curso de pedagogia da Faculdade de Filosofia de Itabuna, hoje Universidade Santa Cruz. Cursou até o 3° semestre, não concluindo o curso por questões de saúde. Em 1996, aposentou-se pelo INSS, referente ao contrato com a Secretária de Educação do Estado da Bahia.

Foto: Arquivo Familiar

Quando completou um século de vida, no dia 26 de agosto de 2022, foi condecorada com a medalha do mérito da Educação Dr. Salvador da Matta. A outorga da honraria concedida pela Câmara Municipal de Ipiaú, decorreu de uma iniciativa do vereador Claudio Nascimento.

Com seus saberes e conhecimento, professora Italva é patrimônio imaterial de Ipiaú. O município lhe deve muito mais homenagens que a valorosa Medalha do Mérito da Educação. Coisas que expressem gratidão e reverência, por ter contribuído com a educação de inúmeras gerações e ter semeado a cultura nesta cidade.

A professora Italva, com sua sabedoria e força, foi um exemplo de amor e dedicação à educação, Seu legado será lembrado com carinho e saudade”. (Giro/José Américo Castro)