Giro Ipiaú

Em sessão polêmica e tumultuada, Andréia Novaes é declarada presidente da Câmara de Ipiaú; grupo contrário aciona a Justiça

Foi necessária a presença da polícia na eleição

Em uma sessão marcada por polêmicas e tumultos (veja vídeo), a vereadora Andreia Novaes (PP) foi declarada eleita presidente da Câmara Municipal de Ipiaú para o biênio 2025-2026. Com seis votos, incluindo o dela e os dos vereadores Cláudio Nascimento, Naciel Ramos, Danilo, Picolé e Mônica Souza, Andreia assumiu a liderança do legislativo em meio a protestos e controvérsias.

A sessão foi presidida interinamente pelo vereador Cláudio Nascimento, que solicitou a apresentação física dos diplomas de eleitos dos vereadores presentes. O pedido gerou indignação no grupo dos 07 legisladores liderado por Edson Marques (Avante), outro candidato à presidência. Segundo os parlamentares desse bloco, a exigência nunca havia sido feita em uma sessão de posse anterior, o que foi interpretado como uma manobra política.

Nossa reportagem ouviu Andréia e Edson

O impasse provocou um grande tumulto, culminando na necessidade de intervenção da Polícia Militar para controlar os ânimos e garantir a continuidade da sessão. Nossa reportagem conversou com a vereadora Andreia e o vereador Edson. Veja o que cada um deles pensa sobre a sessão: