Poderia ser mais leve se um temporal não antecedesse, sem que um súbito incêndio não irrompe-se no ambiente. Temporal de palavras, protestos. Incêndio de inconformação pelos que não lograram o êxito pretendido. Aconteceu que no meio da tempestade ela se mostrou firme e foi empossada prefeita de Ipiaú. A segunda mulher a assumir o cargo por força do voto popular, da legitima via democrática.
Laryssa Andrade Santos Fernandes Dias, 38 anos, natural de Salvador, sucede a prefeita Maria das Graças na missão de continuar dotando de pleno desenvolvimento e progresso. Ela chega com a suavidade das pombas e a garra das águias. Mostrando-se gentil e capaz. Na certeza de que Ipiaú é o lugar que Deus lhe reservou pra ser feliz e promover a felicidade da população, sobretudo daqueles mais carentes, como Maria assim fez.
Aos poucos a ordem foi se estabelecendo no salão do plenário da Câmara, os protestos dos membros do grupo liderado pelo vereador Edson Marques não impediram que a vereadora Andreia Novaes fosse, naquele momento, empossada no cargo de presidente da Mesa Diretora do Poder Legislativo de Ipiaú.
O DISCURSO
Amenizade a tempestade, no rescaldo do incêndio, Laryssa Dias, elegantemente trajada, fez o seu discurso de posse. Cumprimentou o vice-prefeito empossado, Orlando Santos, e demais autoridades presentes, amigos e familiares, e disse que o momento marca não apenas um capítulo importante na sua vida, mas também um compromisso renovado com a comunidade ipiauense.
Laryssa Dias destacou que sua gestão será pautada pela transparência, honestidade, diálogo e inclusão social. Disse acreditar que a verdadeira transformação começa com a participação ativa de cada cidadão. “Estarei sempre ao lado de vocês, ouvindo suas demandas e buscando soluções que atendam às necessidades de todos”, acrescentou.
Homenageando a ex-prefeita Maria das Graças, Laryssa salientou que a mesma sempre será lembrada como uma líder incansável e dedicada. ”Seu legado é uma inspiração. Sua trajetória deixa uma marca profunda em nossa cidade. É com a força de seu exemplo que seguimos em frente, com determinação e fé”, ressaltou a sucessora.
Laryssa disse ainda que sua ascensão representa a vitória da democracia e a força da mulher. “Reflete o avanço do empoderamento feminino na política e demonstra claramente que, com coragem, determinação e união, as mulheres podem ocupar todos os espaços de poder e contribuir para a transformação de realidades, rompendo barreiras e abrindo novos caminhos”.
Expressou sua gratidão a Deus, que tem guiado cada passo da sua minha caminhada e lhe trouxe até aqui. “É Ele quem fortalece a mim e ao nosso grupo político, dando-nos sabedoria para enfrentar os desafios que surgirão. Sei que esta é uma grande missão, e irei conduzi-la com a responsabilidade de quem sabe que está cumprindo o propósito divino de servir ao próximo, principalmente aos mais necessitados”.
Concluindo seu discurso de posse, a nova prefeita de Ipiaú estendeu os agradecimentos a sua família. “Agradeço à minha família, que sempre foi meu alicerce e que, mais uma vez, me apoia com amor e dedicação. Meu companheiro Daniel Dias, minhas filhas Lara e Lívia, minha mãe Adenir, meu pai Arailton, meus irmãos Ricardo, Anna, Léo e Yasmin. Vocês são a razão do meu esforço, e é com vocês ao meu lado que encontro forças para seguir em frente, para enfrentar todos os desafios e lutar por um futuro melhor para nossa cidade.” (Giro /José Américo Castro)