Giro Ipiaú

TJ-BA valida posse de Laryssa e de Orlando, mas nova eleição da Mesa Diretora segue obrigatória

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) validou a posse da prefeita eleita de Ipiaú, Laryssa Dias, e do vice-prefeito Orlando Santos, ao suspender parcialmente os efeitos da decisão liminar que determinava a repetição da cerimônia de posse e nova eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O pedido de suspensão foi interposto pela Procuradoria Geral do Município e deferido pela Desembargadora Presidente do TJBA, Dra. Cynthia Maria Pina Resende, no sábado (04).

Na decisão, a desembargadora destacou: “Por tais razões, DEFIRO, em parte, o pedido liminar, para suspender os efeitos da decisão proferida no Mandado de Segurança nº 8000001-33.2025.8.05.0105, em relação à determinação de nova posse da Prefeita e do Vice-Prefeito, até a prolação da decisão de mérito.”

Com isso, a gestão de Laryssa e Orlando segue legitimada, enquanto o impasse sobre a eleição da Mesa Diretora continua sem uma solução definitiva.  Veja decisão

Apesar da validação da posse do Executivo, a situação na Câmara permanece tensa e a determinação de nova eleição segue válida. Segundo informações obtidas pela reportagem, a decisão do TJ-BA não válida a eleição que declarou Andreia Novaes presidente da Casa para o biênio 2025/2026, mantendo a determinação de nova eleição no Legislativo Ipiauense, deixando a disputa pela liderança legislativa tensa.

Na manhã deste sábado, o vereador Cláudio Nascimento foi formalmente notificado para cumprir a determinação da juíza Leandra Leal, que exige a realização de uma nova sessão solene. Cláudio tem um prazo de 24 horas, a contar do momento da notificação, para convocar a eleição.

O impasse político tem gerado intensas discussões na cidade e nas redes sociais. A expectativa é que as próximas horas sejam decisivas para o desfecho da disputa, que tem movimentado os bastidores políticos de Ipiaú. Enquanto isso, a população aguarda ansiosa por uma solução que traga estabilidade ao cenário político local.  (Giro Ipiaú)