O início de 2025 tem sido marcado por uma preocupante escalada da violência em Jequié. Entre a última sexta-feira (03) e a manhã deste domingo (05), a cidade já contabiliza oito homicídios. A sequência de crimes começou na sexta com três assassinatos, seguidos por mais dois no sábado e o duplo homicídio de um casal, ocorrido na madrugada deste domingo.
Na tarde de sábado, dois homens foram mortos em atentados na localidade conhecida como “Pau Ferro”. Já na noite de sábado, por volta das 21h, um homem identificado como Marcelo foi alvejado a tiros na Avenida Lomanto Júnior, no bairro Joaquim Romão. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Durante a ação, uma criança de aproximadamente 12 anos também foi atingida pelos disparos e socorrida ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) por uma ambulância do SAMU. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Já na madrugada deste domingo, por volta das 2h, criminosos invadiram uma residência no bairro Mandacaru e executaram a tiros um casal que estava na casa. Após os disparos, os indivíduos ainda tentaram incendiar os corpos das vítimas, aumentando ainda mais a brutalidade do crime.
A população de Jequié vive assustada com a onda de violência e cobra das autoridades medidas eficazes para conter a criminalidade. A cidade figura entre as mais violentas do Brasil nos últimos três anos, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ainda não se pronunciou oficialmente sobre as ações que pretende adotar diante da preocupante situação.
A sociedade civil e líderes comunitários exigem maior investimento em segurança pública, com o objetivo de reduzir esses índices de violência na Cidade Sol. (Giro Ipiaú)