O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu, nesta quinta-feira (9), um comunicado alertando os beneficiários sobre a ocorrência de golpes que envolvem a prova de vida, exigida anualmente para comprovar que os segurados estão vivos e aptos a receber os benefícios.
De acordo com o órgão, em um dos golpes, criminosos se passam por servidores do INSS e vão até as residências dos beneficiários, portando falsos crachás, com a alegação de realizar a prova de vida presencial. Em outro esquema fraudulento, os segurados recebem mensagens de texto com conteúdos enganosos, como: “PREVIDÊNCIA SOCIAL: Seu teste de vida se encontra pendente, evite o bloqueio do seu benefício. Contate: 4XXX2266”.
Em nota oficial, o INSS esclareceu que não está realizando nenhuma prova de vida no momento e destacou que não envia servidores para coletar dados, fotos ou documentos dos beneficiários em suas casas. “Os procedimentos dessa natureza só ocorrem em casos específicos, como comprovação de vínculo, endereço e apuração de possíveis irregularidades, e mesmo assim, não há solicitação de cópias de documentos nem de fotos”, reforçou a autarquia.
Como agir diante de suspeitas?
O INSS orienta que, ao desconfiar de um golpe, o segurado solicite o nome completo e a matrícula do suposto servidor e entre em contato com a Central de Atendimento 135, que funciona gratuitamente, para confirmar a veracidade da visita.
Nos casos em que for confirmada a tentativa de golpe, a ocorrência será encaminhada à Polícia Federal, que ficará responsável pela investigação.
O instituto reforça que é fundamental que os beneficiários fiquem atentos e nunca forneçam informações pessoais ou documentos sem a devida comprovação de autenticidade do procedimento.
Para evitar cair em golpes, o INSS também indica que os beneficiários devem tomar cuidado com pessoas que entram em contato inesperadamente por email ou telefone e solicitam informações pessoais.