
A Praça Rui Barbosa recebeu, nesta quinta-feira (20), uma ação especial voltada à conscientização sobre a fibromialgia. Realizada pela Secretaria de Saúde, a Feira de Saúde do Fevereiro Roxo reuniu profissionais de diversas áreas para oferecer atendimentos gratuitos e compartilhar informações essenciais sobre a condição, que afeta milhões de pessoas no Brasil.
A programação começou cedo, com palestras da psicóloga Jhessica Lopes e em seguida da fisioterapeuta Arine Araújo, trazendo detalhes sobre a fibromialgia em suas respectivas áreas.

Além das palestras, os participantes tiveram acesso a diversos serviços, como triagem, ventosaterapia, auriculoterapia, orientações nutricionais, atendimento odontológico e até corte de cabelo. A Central de Marcação também esteve presente, facilitando o acesso a exames e consultas. Para completar, sorteios de brindes animaram o público e cards informativos foram distribuídos para conscientizar ainda mais a população.
As pacientes do Grupo de Fibromialgia também estiveram presentes na ação, reforçando a importância do suporte mútuo e do acompanhamento contínuo. O coordenador do Complexo Municipal de Saúde, Anthoni Farias, explicou que quem for diagnosticado com fibromialgia e quiser participar do grupo deve comparecer ao Complexo Municipal de Saúde Adilson Duarte com o laudo médico, cartão do SUS, RG e Cartão Família para fazer o cadastro. Após isso, o paciente é direcionado para integrar o grupo.
Com uma proposta que vai além da informação, o evento reforçou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibromialgia, incentivando hábitos saudáveis e promovendo bem-estar. Mais do que uma ação de saúde, o Fevereiro Roxo foi um espaço de acolhimento e cuidado para quem convive com a doença. *Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú