Giro Ipiaú

Vaticano diz que condição clínica do Papa “está melhorando ligeiramente”

Foto: IMAGO Catholicpressphoto via Reuters

O Papa Francisco permanece hospitalizado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice apresentou uma leve melhora em seu quadro clínico e, nesta sexta-feira (21), levantou-se e tomou café da manhã normalmente.

Na última atualização oficial, o Vaticano informou que Francisco está sem febre, seus parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis e que, apesar de apresentar alguns focos de pneumonia, ele respira sem auxílio de aparelhos e mantém o coração forte.

No entanto, a imprensa internacional traz especulações preocupantes sobre a real condição do líder da Igreja Católica. De acordo com o portal italiano Il Giornale d’Italia, o estado de saúde do Papa seria muito grave e ele já teria recebido a extrema-unção, um sacramento católico concedido a fiéis em risco de morte.

Já o jornal britânico The Sun revelou que Francisco teria confidenciado a pessoas próximas que “talvez não consiga sobreviver dessa vez”. A publicação também afirma que os procedimentos para a cerimônia fúnebre já estariam sendo preparados pelo Vaticano, caso o pontífice não resista. Até o momento, a Santa Sé não comentou sobre essas informações.