
Moradores da Rua do Contorno, da Juracy Magalhães e de outras vias do Centro de Ipiaú têm reclamado há algumas semanas sobre o incômodo causado por motocicletas com escapamento irregular. Segundo os relatos, durante a noite e a madrugada, o barulho excessivo tem tirado o sossego da vizinhança.
Um morador que preferiu não se identificar relatou que, após um evento de motocicletas na Praça de Eventos, houve um aumento significativo no número de episódios envolvendo motos barulhentas. “Das 20h em diante, até a madrugada, isso tem se tornado frequente e insuportável. Durante o dia, por conta do barulho natural da cidade e do trânsito, as motocicletas com escapamentos ilegais passam quase despercebidas. Mas durante a noite, quando o silêncio é maior, fica insuportável! Nem mesmo os quebra-molas nas principais vias impedem que esses motociclistas passem acelerando ao máximo, empinando os veículos e colocando a vida de outras pessoas em risco”, desabafou um morador da Rua do Contorno.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe motocicletas com escapamento que produzam ruídos acima dos limites estabelecidos. De acordo com o artigo 230, inciso VII, do CTB, é considerada infração média “transitar com veículo produzindo ruído superior aos limites estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”. A Resolução n. 818/2021 do Contran fixa o limite de 99 decibéis de ruído para motocicletas em uso.
Caso uma moto seja flagrada emitindo ruído acima do permitido, a penalidade inclui multa de aproximadamente R$ 195,00, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo para regularização.
A população pede que as autoridades tomem medidas para coibir esse tipo de prática e garantir o sossego e a segurança da comunidade.